Campi selecionam empresas para serem incubadas
Acaraú e Iguatu estão com editais em aberto
Publicada em 08/12/2016 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana
Os campi de Acaraú e de Iguatu do Instituto Federal do Ceará (IFCE) estão selecionando propostas de empresas incubadas para serem instaladas na instituição, mediante a apresentação de projetos de negócios. Os dois editais já estão publicados no sítio eletrônico e incorporam o Programa de Incubação de Empresas do IFCE, coordenado pelo Departamento de Extensão Acadêmica da pró-reitoria de Extensão (Proext).
O programa Rede de Incubadoras de Empresas tem se desenvolvido no instituto desde 2013, sob o propósito de viabilizar a geração de empreendimentos inovadores. Para isso, têm sido desenvolvas diversas ações, incluindo capacitações para apoio à implantação e à operacionalização de incubadoras de empresas da instituição, reuniões periódicas com os gestores das incubadoras nas unidades, bem como ações de sensibilização sobre o programa.
Os campi com as seleções em aberto foram contemplados a partir da análise de planos de negócios feita pela Proext, que levou em consideração requisitos como capital intelectual (relativo às competências e técnicas dos gestores) e capital estrutural (do próprio campus). Além de Acaraú e Iguatu, receberão empresas incubadas também os campi de Aracati e Tianguá, cujos editais serão publicados em breve.
As seleções
Em Acaraú, a seleção (até 14/12) é para quatro empresas pré-incubadas, destinadas a alunos e egressos do IFCE que não possuem empreendimentos constituídos e precisam de apoio durante o período de um ano, com possibilidade de prorrogação. Em Iguatu (até 16/12), são duas empresas pré-incubadas e duas incubadas, estas últimas voltadas para empreendimentos já constituídos, todas sob orientação técnica de um servidor do IFCE.
Deborah Sampaio - reitoria