Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Balanço

Ano é marcado por avanços no Ensino

Programa de Acesso Verticalizado e fortalecimento de cursos técnicos foram algumas ações

Publicada por Icaro Sousa em 04/01/2026 Atualizada em 8 de Janeiro de 2026 às 08:11

Estudantes foram o foco de várias ações da Proen
Estudantes foram o foco de várias ações da Proen

O ano de 2025 teve vários destaques no âmbito do Ensino no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Essa é a avaliação da pró-reitora da área, Cristiane Borges, que fez um balanço das ações na área em entrevista para as redes sociais da instituição.

Para a titular da Pró-reitoria de Ensino (Proen), várias ações importantes podem ser destacadas em 2025, entre as quais a estruturação do Programa de Acesso Verticalizado, que permitirá que estudantes do IFCE avancem do ensino técnico para o superior na instituição; o realinhamento curricular dos cursos técnicos; o fortalecimento dos cursos técnicos integrados e da Educação de Jovens e Adultos (EJA); além de medidas para estimular a permanência e o êxito dos discentes.

No caso do acesso verticalizado, a ideia é ofertar, a alunos de cursos técnicos do Instituto, vagas nos cursos superiores que ficam ociosas após os processos seletivos. “Pela legislação, não podemos colocar cotas para egressos do IFCE, mas podemos criar edital para que esse egresso tenha oportunidade nas vagas ociosas - tudo dentro da legalidade”, explica a pró-reitora. Segundo ela, o normativo está sendo analisado pela Procuradoria Federal no Instituto. O planejamento é de que ele entre em vigor em 2026.

Realinhamento curricular

Cristiane Borges, pró-reitora de Ensino (ao microfone). Foto: Eugênio Pacelli
Cristiane Borges, pró-reitora de Ensino (ao microfone). Foto: Eugênio Pacelli

Outra ação importante realizada no âmbito da Proen foi o realinhamento curricular dos cursos técnicos presenciais e a distância. “Essa ação partiu de uma reflexão sobre o currículo dos cursos e qual profissional a gente quer formar para, assim, atualizar esse currículo. Isso traz uma série de ganhos ao processo formativo desse estudante e à contribuição do curso para a região onde ele é ofertado”, destaca.

A pró-reitora cita que essa ação foi feita em consonância com o fortalecimento dos cursos técnicos integrados, que também tiveram novas formações aprovadas e prestes a serem iniciadas nos campi de Horizonte, Camocim e Ubajara. Além disso, alguns cursos técnicos subsequentes tiveram o turno de oferta modificado para noturno, a fim de torná-los mais viáveis para estudantes que trabalham durante o dia.

No âmbito do EJA, Cristiane destaca a oferta de novos cursos em Juazeiro do Norte e Cedro, bem como a preparação para a oferta de formações nessa modalidade em Fortaleza e Tauá (previstos para iniciar em 2026). “Para o próximo ano, também vamos continuar com a política de valorização do EJA, pois temos uma dívida social com essa população, e o IFCE é uma casa que pode ajudá-los”, relaciona.

A pró-reitora citou ainda como ações de destaque a criação do Prêmio de TCCs, para a valorização das pesquisas dos concludentes; a formulação de editais em linguagem simples; o encontro dos coordenadores dos núcleos docentes estruturantes (NDEs) das licenciaturas; a formação dos membros das coordenadorias técnico-pedagógicas; o crescimento e fortalecimento do Fórum de Ensino; as ações de esporte, arte e cultura para os estudantes, a exemplo dos Jogos do IFCE; e a construção da identidade institucional dos novos campi da instituição, que funcionarão em Fortaleza (Messejana e São Gerardo), Campos Sales, Cascavel, Lavras da Mangabeira e Mauriti.

Comunicação Social - reitoria

Palavras-chave:
ensino proen

Notícias relacionadas