Alunos participam de atualização do RAE
Comissão está reunida na Reitoria e tem participação de gestores e estudantes
Publicada em 18/05/2018 ― Atualizada em 11 de Fevereiro de 2025 às 13:38
Em cumprimento às normativas do Regulamento de Concessão de Auxílios Estudantis (RAE) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), servidores ligados às áreas de assistência aos educandos estão reunidos, desde ontem (17/05), com a gestão da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) para tratar da atualização do regimento.
O regulamento estabelece que a cada dois anos haja uma revisão de seu teor, com a participação da DAE e de representantes estudantis dos campi, os quais foram distribuídos em macrorregiões para atender à previsão da normativa. A aluna Edna Silva dos Santos, do curso de Licenciatura em Física de Tianguá, participou do evento.
Segundo a estudante, o convite do IFCE para participar da comissão é um retrato do modelo democrático que a instituição adota no encaminhamento das demandas. “Eu vejo com bons olhos o fato de inserirem os alunos nesse processo, pois permite que apresentemos nossas experiências, falas e interesses nas discussões”, disse Edna.
O grupo permanece reunido até hoje (18), analisando os artigos dispostos no regulamento com o intuito de melhorar e adequar o documento às realidades da instituição e dos estudantes. Tudo isso para garantir os objetivos maiores da concessão de auxílios aos estudantes, quais sejam a dignidade e a permanência dos alunos.
A comissão formada para tratar do assunto continuará atuando nesta fase da revisão do regulamento até o próximo dia 4 de junho. Depois disso, os resultados obtidos serão levados para as instâncias superiores – Colégio de Diretores (Coldir) e Conselho Superior (Consup) – a fim de analisarem e darem parecer sobre a proposta final.
A diretora de Assuntos Estudantis da Reitoria, Ana Caroline Cabral Cristino, explicou que as discussões começaram nos campi, sendo compiladas e encaminhadas para a equipe de assistência social do IFCE. Depois, houve reunião com representantes da gestão da instituição e assembleias nas unidades para a apresentação de sugestões.
“Vejo tudo isso como um processo democrático, de construção coletiva, envolvendo os diversos atores que fazem a política de assistência estudantil, permitindo o debate. É uma forma de enxergar os vários lados que envolvem as instâncias do IFCE, promovendo sempre o diálogo amplo e participativo com os gestores”, diz Caroline.
Deborah Sampaio - Reitoria