Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Alunos de Música de Itapipoca fazem produção a distância

Vídeo coloca em prática aprendizado de canto coral de forma diferenciada

Publicada em 29/10/2020 Atualizada há 2 meses, 1 semana

O distanciamento social, por questões de saúde pública, não tem sido obstáculo para o aprendizado. É o que mostram alunos do primeiro semestre do curso de licenciatura em Música do campus de Itapipoca do IFCE. Como o ensino remoto é o único meio disponível por enquanto, eles conseguiram utilizar esse recurso de forma exitosa, elaborando até uma produção audiovisual (link abaixo) na disciplina de Canto Coral.

Os estudantes obtiveram um avanço expressivo com o ensino a distância, exercendo atividades como leitura de partituras e composição de arranjos, além de participação em seminário, que resultou no vídeo da música "O Pato", de Vinícius de Moraes. “Com muita vontade, eles mesmos, em casa, buscaram recursos para se apropriar do conhecimento, venceram essa barreira e conseguiram fazer uma produção coletiva”, realçou a professora Lia Venturieri, que leciona Técnica e Expressão Vocal e Canto Coral.

Produção foi resultado de um seminário com os alunos

Ela conta que, com a pandemia, o calendário da etapa passou por adaptações. Antes do distanciamento social, houve a parte teórica, mas, com a expansão da Covid-19, não puderam colocar em prática o “cantar junto”, que é fundamental dentro da música, principalmente no caso do coral. “Cantar em coro não se faz virtualmente. Na atual condição, cada um gravou na sua casa e fez com que acontecesse”, frisa.

Pra proporcionar essa vivência do coral aos alunos, mesmo sendo ainda do primeiro semestre, quando ainda estão desenvolvendo habilidades específicas, a professora sugeriu que eles analisassem algumas partituras. A partir daí, eles escolheram uma música para fazer a execução, em equipe, mesmo sem estarem juntos presencialmente - uma experiência diferente.  “Um dos exercícios era se apropriar da leitura, buscando recursos, como editor de partitura e áudios gravados por eles mesmos”, conta Lia.

Diante do vídeo pronto, a professora comentou o resultado: “Ao ouvir, a gente percebe que eles entenderam, e apresentaram no seminário, a interação vocal, entre outros pontos importantes do aprendizado”.

Confira a produção - versão de "O Pato", de Vinícius de Moraes.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria.