Alunos de Juazeiro disputam seletiva da Copa do Mundo de Física
Cinco alunos do campus participam de seletiva para competição internacional a partir desta sexta-feira, em São Paulo
Publicada em 07/03/2019 ― Atualizada há 2 meses, 1 semana

Cinco alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – campus de Juazeiro do Norte participam a partir desta sexta-feira (8/3) da fase nacional da International Young Physicists' Tournament (IYPT), conhecida como a “Copa do Mundo de Física”. O evento prossegue até domingo (10/3) em São Paulo.
A competição envolve 21 equipes de instituições de ensino de seis estados e consiste na resolução de problemas de Física Aplicada propostos mundialmente pela comissão científica do evento. Cinco estudantes (um de cada um dos cinco melhores times) ganharão o direito de representar a equipe brasileira na fase mundial da IYPT, em Varsóvia, na Polônia, no próximo mês de julho.
Representam a equipe do IFCE Juazeiro os estudantes Yara Hellen Firmo Gomes, João Norões Menezes Castro, Júlia Teixeira de Araújo Silva, Paulo Henrique Ribeiro Dantas (todos do curso técnico em Eletrotécnica) e Artur Brito Moraes, do curso técnico em Edificações. Eles serão liderados pelo professor Rodrigo Queiros de Almeida e auxiliados pelo professor Maurício Almeida, ambos do mesmo campus.
Para participar da competição, os estudantes participaram de aulas e atividades de preparação no Laboratório de Física do IFCE Juazeiro e na sala do Comitê Olímpico Institucional do campus, criada em 2018. O custeio da viagem dos alunos e professores a São Paulo está sendo feito pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) e pelo campus de Juazeiro do Norte.
De acordo com o professor Rodrigo Almeida, a preparação para o evento consistiu na resolução dos problemas propostos para o evento, bem como treinamento e preparação das apresentações. Para o docente, participar de atividades assim é importante, pois “possibilita a interação do aluno com problemas de alto nível e assuntos abordados além da grade curricular”, além de despertar “o interesse deles pela Física e pela investigação científica”.
Mais sobre a IYPT Brasil
A competição transcorre por meio de “combates de Física”, nos quais equipes se enfrentam na resolução de problemas. As temáticas são variadas, entre as quais investigar como o som é afetado após a entrada de um jato de água vertical em uma garrafa, ou explicar por que uma bola leve (de pingue-pongue, por exemplo) pode ser captada por um funil após ser soprado ar nele. Mais informações no site da competição.
Ícaro Joathan - Reitoria