Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

‘IFCE no Ar’ comemora exibição de 300 edições

Produção vai ao ar semanalmente na rádio Universitária FM

Publicada em 17/01/2019 Atualizada há 2 meses, 1 semana

Com o objetivo de ampliar seus canais de comunicação com a sociedade, profissionais de comunicação do IFCE tiveram a ideia de produzir um programa de rádio. Em 2012, foi a estreia do “IFCE no Ar”, programa apresentado todas as quintas-feiras, às 14h, na Universitária FM (107,9 MHz) e que chegou a sua edição de número 300.

Para celebrar a data, um programa especial foi produzido, com entrevistas com um dos idealizadores do programa, o jornalista Rafael Oliveira, do campus de Fortaleza, e o relações públicas Antônio Alencar, chefe do Departamento de Comunicação Social do IFCE.

Rafael Oliveira contou que a ideia do programa nasceu num momento em que o IFCE passava pela fase de adaptação de sua nova institucionalidade e precisava fortalecer sua nova marca junto à sociedade. “Estávamos na transição de Cefet para IFCE e precisávamos consolidar a nova marca, tornar nosso novo nome conhecido e mostrar tudo aquilo que a instituição vinha fazendo. Pensamos, inicialmente, no rádio, por ser um veículo importante e de grande abrangência. Então entramos em contato com o professor Nonato Lima, diretor da rádio, e iniciamos os processos para formalizar essa parceria”, explicou.

Para Rafael, que também já apresentou o programa, a evolução ao longo desses anos no ar é significativa, mas sempre mantendo o compromisso com o público, prestando contas e mostrando um leque de ações que são desenvolvidas no IFCE. “Quando começamos tínhamos menos campi e menos comunicadores e hoje a nossa capilaridade, que no início foi até uma novidade, é muito maior e é uma coisa muito ressaltada, pois trazemos notícias de várias regiões do Ceará. A nossa comunidade já tem esse programa como referência e já nos procuram para divulgar suas atividades”, avaliou.

O chefe do Departamento de Comunicação Social, Antônio Alencar, destacou os desafios de se fazer um programa semanal, mas enalteceu o privilégio de ter esse espaço para realização da comunicação pública. “Essa é a nossa missão enquanto comunicadores no serviço público, mostrarmos à sociedade quem somos e o que fazemos, já que é a sociedade que nos financia. E ter esse retorno da sociedade por meio do programa de rádio é importante”, afirmou.

Antônio também enalteceu a participação dos servidores do IFCE na produção de conteúdo e celebrou a atuação colaborativa dos comunicadores espalhados nas 34 unidades do IFCE. “O programa é resultado desse trabalho sistêmico, que leva à sociedade informações que a instituição gera em todos os campi. É esse trabalho coletivo que desenvolvemos toda semana”, frisou.

O IFCE no Ar também é um laboratório para os estagiários de jornalismo do Departamento de Comunicação Social. Brenow Muniz ainda é estudante, mas, como estagiário, já teve oportunidade de produzir e apresentar o programa e destacou o quão gratificante e enriquecedora tem sido esta experiência. “Porque além de colocar em prática aquilo que aprendo em sala de aula, de me aprimorar profissionalmente e ser um portfólio pra mim no futuro, o programa me proporciona viver um sonho, sou apaixonado por rádio desde criança. Faço este programa com muita dedicação, carinho e alegria”, relatou Brenow.

A produção, que vai completar sete anos ininterruptos no ar, é veiculada desde 2012, por meio de convênio mantido entre o IFCE e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, entidade mantenedora da emissora - ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Rebeca Casemiro