Olimpíadas Científicas do IFCE

OCHE - OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ESTADO DO CEARÁ
Ano de criação: 2019
Objetivos: incentivar a pesquisa e o conhecimento de temas relacionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto cearense; promover a capacidade de análise, interpretação e produção de conhecimento sobre a realidade local; reconhecer e valorizar o Patrimônio Histórico e Cultural do Ceará.
Público-alvo: estudantes matriculados entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio, Supletivo ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola cearense.
Equipes: devem ser formadas por três estudantes e um professor de Ciências Humanas (História, Geografia, Artes) da rede de ensino do Ceará.
Provas: abordam temas relacionados a costumes, personagens, elementos históricos, geográficos, filosóficos, literários, sociais, econômicos e ambientais do Ceará.
Premiação: medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas e certificados de participação.

OMIFCE - OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DO IFCE
Ano de criação: 2021
Objetivos: estimular o raciocínio lógico e o interesse pela Matemática, promover a cultura olímpica e identificar jovens talentos na área. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade do ensino da matemática nas escolas públicas cearenses e fortalecer a parceria entre o IFCE e as escolas básicas.
Público-alvo: estudantes matriculados entre o 8º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio (regular, profissionalizante integrado, supletivo ou Educação de Jovens e Adultos - EJA), em uma escola cearense.
Modalidades:
Nível II (8º e 9º anos);
Nível III (Ensino Médio).
Provas: realizada em duas fases, sendo a primeira online e a segunda presencial nos campi do IFCE: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mombaça, Morada Nova, Pecém, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.
Premiação: medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa, dependendo da classificação.

OCEF CEARÁ - OLIMPÍADA CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEARÁ
Ano de criação: 2022
Objetivos: estimular a pesquisa e o estudo dos conhecimentos teórico científicos da Educação Física entre os estudantes de escolas públicas e privadas cearenses; fomentar a cultura do movimento humano através do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; promover a formação continuada para professores de Educação Física e regentes de sala.
Público-alvo: estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio de escolas públicas e privadas cearenses.
Equipes: devem ser formadas por três estudantes e um professor de Educação Física da rede de ensino do Ceará.
Provas: 1ª fase - on-line pelo Sistema Olimpo. 2ª fase (final) - presencial.
Premiação: medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa e participação.

OQEP - OLIMPÍADA DE QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Ano de criação: 2023
Objetivos: incentivar o aprendizado mais aprofundado da Química, promover o interesse pela ciência, mostrando a sua importância na vida cotidiana e no desenvolvimento do Estado, atraindo mais estudantes para as áreas científicas, além de descobrir novos talentos e desenvolver suas habilidades.
Público-alvo: estudantes do Ensino Médio de escolas públicas cearenses.
Equipes: formadas por três estudantes e um professor orientador de qualquer área.
Modalidades:
OQEP-A: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio (regulares, integrais, profissionalizantes, supletivos ou EJA);
OQEP-B: estudantes do 2º, 3º e 4º ano do Ensino Médio (regulares, integrais, profissionalizantes, supletivos ou EJA).
Provas: as provas das fases I (26/06), II (22/08) e III (18/09) são realizadas online, com questões de múltipla escolha e/ou discursivas, abrangendo conteúdos de Química Geral e específicos. A fase IV (31/10) é presencial e pode envolver a realização de experimentos práticos e a resolução de questões discursivas sobre temas da Química.
Premiação: medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa, dependendo da classificação.
OCHARME - Olimpíada Caririense de História, Artes e Metodologias Educacionais
Ano de criação: 2023
Objetivos: estimular o desenvolvimento sociocultural e educacional do Cariri cearense através do incentivo à pesquisa e ao conhecimento sobre a região e do contato dos estudantes com a cultura, história e realidade locais, através de atividades que abordam aspectos humanos, sociais, econômicos, culturais, históricos, paleontológicos, geográficos e ambientais dos 29 municípios da região.
Público-alvo: estudantes matriculados em instituições de ensino públicas e privadas, localizadas na macrorregião do Cariri (Sul do Ceará).
Modalidades:
Pé de Pitomba: estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I da rede privada;
Soldadinho do Araripe: estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e do EJA da rede pública;
Flor do Mamulengo: estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e do EJA da rede pública.
Provas: abordam conteúdos das disciplinas de História, Sociologia, Geografia, Artes e Língua Portuguesa.
Premiação: medalhas de ouro, prata, bronze, menções honrosas e certificados de finalistas.
Publicada em 17 de Julho de 2025 às 11:20 (há 2 semanas, 2 dias)
Atualizada em 22 de Julho de 2025 às 13:29 (há 1 semana, 4 dias)