Notório Saber
Em 2024, após um período de diálogo entre o IFCE e a comunidade externa, a instituição aprovou sua resolução para criação e concessão do Título de Notório Saber em Artes, Ofícios, Conhecimentos e Cosmologia Tradicionais.
Além disso, criou a Comissão Institucional do Notório Saber - CNIS, responsável pela elaboração de edital anual, o recebimento e a habilitação das inscrições no processo de solicitação de concessão do título de Notório Saber em Artes, Ofícios, Conhecimentos e Cosmologias Tradicionais, bem como, a indicação da composição da Comissão de Avaliação de Mérito, e os respectivos trâmites durante todo o processo.
O título de Notório Saber em Artes, Ofícios, Conhecimentos e Cosmologias Tradicionais poderá ser concedido, em vida, às pessoas não detentoras de título acadêmico, de graduação e de pós-graduação, desde que comprovem destacada experiência e atuação em, pelo menos, uma das áreas da cultura ou linguagens das artes populares, indígenas, afrobrasileiras, de povos e comunidades tradicionais (PCTs, conforme Decreto nº 6.040, de 07 de fevereiro de 2007).
Normativas
RESOLUÇÃO CONSUP / IFCE Nº 251, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2024
Eventos
- Seminário do Notório Saber do IFCE - “Dentro-e-fora”: O Notório Saber e outras estratégias de reconhecimento e inclusão das culturas tradicionais populares na academia. O evento foi transmitido ao vivo e as gravações podem ser assistidas nos links:
Publicada em 11 de Dezembro de 2025 às 16:08 (há 3 dias, 3 horas)
Atualizada em 11 de Dezembro de 2025 às 16:08 (há 3 dias, 3 horas)