Palestras
Temática da inclusão digital guiou debates em eventos na Capital e no interior
Diversos municípios cearenses receberam palestras do CREaD durante o ano de 2025
Publicada por Deborah Lima em 30/12/2025 ― Atualizada em 6 de Janeiro de 2026 às 09:21
Em uma jornada de multiplicação de conhecimentos sobre o uso das tecnologias e as perspectivas em torno da inclusão digital, o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) participou, durante todo o ano de 2025, de diversos eventos para debater esses assuntos na capital e no interior cearense. Os municípios de Canindé, Baturité, Beberibe, Fortaleza, Iguatu, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e São Benedito já receberam palestras do diretor do CREaD, Igor Paim, inclusive durante os Seminários de Letramento Digital, realizados em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
Segundo o diretor do CREaD, Igor Paim, as discussões giraram em torno do uso consciente e reflexivo das ferramentas digitais, abordando questões como segurança digital, redes sociais e inteligência artificial. “Discutimos o impacto das tecnologias sobre o emprego, a saúde, a segurança, os transportes e diversos outros segmentos. É preciso desenvolvermos competências digitais para utilizar essas ferramentas de modo crítico, criativo, social e ético. Nesse sentido, quanto mais letramento e compreensão crítica sobre o assunto, mais preparados estaremos para o século XXI”, disse.
Audiências públicas com autoridades cearenses sobre a regulamentação do uso da inteligência artificial no Brasil também contaram com a participação do CREaD, como as realizadas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Eventos de capacitação organizados pelo Governo do Ceará, como o I Encontro Estadual de Diretores das Escolas Profissionais, em Fortaleza, também receberam a unidade para momentos de multiplicação de conhecimentos sobre os temas. Além disso, o CREaD participou ainda de programas como o podcast Cena Legislativa e o Debate Brasil, da Alece TV.



