Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Capacitação

Reunião com membros da Prefeitura aborda empreendedorismo feminino

Encontro tratou da viabilidade de capacitações para mulheres voltadas ao mercado digital

Publicada por Deborah Lima em 11/12/2025 Atualizada em 12 de Dezembro de 2025 às 13:01

Na tarde da última terça-feira (09/12), o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), recebeu uma comitiva de gestores de órgãos do município de Fortaleza para tratar do desenvolvimento de parcerias focadas em ações de capacitação para o público feminino fortalezense. A reunião é mais um fruto do sucesso alcançado pelo projeto Jovens Empreendedores Digitais, desenvolvido pelo CREaD em 53 municípios do estado do Pará.

Durante o encontro, o diretor do CREaD, Igor Paim, detalhou os objetivos e as formas de atuação do projeto, destacando como foi idealizado e como vem sendo desenvolvido junto à comunidade paraense. Participaram da reunião a secretária Municipal das Mulheres (Semulher), Fátima Bandeira; a vice-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza), Lia Parente; e o representante da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), André Souza.

A ideia, segundo Igor Paim, é utilizar a expertise do IFCE no projeto Jovens Empreendedores Digitais para uma abordagem focada nas mulheres, permitindo o desenvolvimento de uma cultura empreendedora feminina mediante a utilização de recursos digitais. Dessa forma, as tratativas giraram em torno da realização de estudos sobre a viabilidade de capacitações que promovam uma atuação feminina ativa no mercado digital, despertando o espírito empreendedor e a inovação.

Jovens Empreendedores Digitais

O projeto Jovens Empreendedores Digitais teve início neste ano e permanece em execução no Pará, com a estimativa de alcançar 14 mil jovens do estado. Os conteúdos dos cursos envolvem temas como estratégias de aprimoramento de novos negócios, promoção de ideias criativas e ferramentas de apoio ao empreendedorismo. Os cursos contam com kits de aprendizagem nas áreas de marketing, vendas, inteligência artificial, entre outras, e oferecem suporte para transformar as ideias dos estudantes em realidade.

Reunião com membros da Prefeitura aborda empreendedorismo feminino
Reunião com membros da Prefeitura aborda empreendedorismo feminino