Preparatório
Quatro mil estudantes participam do curso preparatório SuperEnem
Plataforma com as aulas registra mais de 17.600 visualizações desde setembro
Publicada por Deborah Lima em 31/10/2025 ― Atualizada em 31 de Outubro de 2025 às 15:41
A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se aproxima e o reforço com as aulas do SuperEnem – projeto realizado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) – continua em plena atividade. O projeto tem como objetivo auxiliar estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Estado do Ceará, oferecendo um curso preparatório gratuito para o exame. Ao todo, são 4.000 inscritos no SuperEnem, com acesso às aulas ao vivo, realizadas a distância, e a conteúdos complementares desenvolvidos pela instituição.
As aulas são transmitidas pelo canal oficial do CREaD no YouTube, as quais já contabilizam mais de 17.600 visualizações desde o início da execução do projeto, em setembro. Segundo as métricas da plataforma, cerca da metade dos participantes são jovens entre 18 e 24 anos, que utilizam, em sua maioria, dispositivos móveis para assistir aos conteúdos. Além do público brasileiro, há registros de acessos provenientes de outros países. Todas as aulas ficam gravadas na plataforma, podendo ser revistas pelos participantes e por demais interessados nos temas abordados.
Além das aulas ao vivo, ministradas por professores especialistas nas cinco áreas do conhecimento avaliadas no Enem, o IFCE também disponibiliza materiais gráficos com resumos e dicas sobre os assuntos trabalhados, distribuídos aos inscritos. Até o momento, já foram elaborados e compartilhados cerca de 200 cartões digitais para auxiliar os estudantes na memorização dos conteúdos. As aulas do SuperEnem seguem até a última semana de aplicação do Enem, cuja primeira prova será realizada no dia 9/11 e a segunda, no dia 16/11. O projeto é desenvolvido com recursos do Ministério da Educação (MEC).
Acesso exclusivo
Aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas do Ceará, são disponibilizados ainda acessos exclusivos a plataformas de leitura de todo o material das aulas, compilado em apostilas digitais, e de revisão de redação por meio de inteligência artificial. No próximo ano, o SuperEnem lançará mais duas plataformas extras, sendo uma de gamificação, na qual os alunos poderão experimentar a aprendizagem de forma interativa por meio de jogos digitais, e outra de avaliação preditiva, com roteiros de estudo personalizados e acompanhamento da evolução nos conteúdos.
