UAB
Publicado edital de seleção de professor formador em EaD
Seleção é válida por cinco anos para bolsas no valor de R$ 1.850
Publicada por Deborah Lima em 01/10/2025 ― Atualizada em 1 de Outubro de 2025 às 16:41
Foi publicado o edital de seleção de bolsistas para a função de professor formador em Educação a Distância do curso de Licenciatura em Matemática, gerenciado pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CReaD) e ofertado no campus de Juazeiro do Norte, do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O curso integra o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A seleção destina-se à formação de cadastro de reserva, válido por cinco anos. A bolsa tem valor de R$ 1.850 e será paga durante o período de atuação do candidato, se convocado. As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário eletrônico forms.gle/2Wnb4L4u7j9pWdCd6, do dia 3 ao dia 18 de outubro (até as 17h, horário de Brasília).
As oportunidades são destinadas a graduados em Matemática; Ciências, com habilitação plena em Matemática; Pedagogia; Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Libras; Psicologia; Física; Letras; ou ainda em qualquer área do conhecimento, desde que observados os requisitos de licenciatura ou bacharelado, além de especialização, mestrado ou doutorado, conforme estabelecido no edital.
Podem participar membros da comunidade em geral, havendo prioridade de convocação para candidatos que sejam docentes efetivos do IFCE. Há reserva de 25% das vagas para ações afirmativas, a serem confirmadas por procedimento de verificação complementar, distribuídas entre pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), indígenas, pessoas com deficiência (PcD), transgênero e travestis.
O processo seletivo será composto por uma única etapa, de caráter classificatório, mediante análise do currículo do candidato, realizada pela comissão organizadora. A pontuação será distribuída entre três eixos: formação acadêmica (titulação), experiência em docência e capacitação em docência na educação a distância.
Os candidatos devem ter disponibilidade para cumprir 20 horas semanais, em atividades a distância ou presenciais, de acordo com a necessidade da coordenação do curso. A jornada deverá ocorrer fora do horário regular de trabalho do candidato que esteja empregado, seja na esfera privada ou pública.
