Inclusão
Publicadas listas de inscrições deferidas dos cursos do Renafor
Publicada por Deborah Lima em 25/08/2025 ― Atualizada em 26 de Agosto de 2025 às 09:19
O processo de seleção de alunos para os cursos de extensão sobre educação inclusiva oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), como parte do programa Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor), teve as inscrições encerradas e já está com o resultado dos deferimentos publicado no portal da instituição. Foram ofertadas, ao todo, 2.000 vagas para o público externo, com destaque para a participação de professores e gestores escolares de diversos estados do país, e 400 vagas para servidores da instituição.
Foram dois cursos, oferecidos totalmente gratuitos e a distância, quais sejam: “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva”, gerenciado pelo campus de Paracuru, e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”, pelo campus de Maranguape. O primeiro é focado nas práticas pedagógicas voltadas às deficiências intelectual, visual e auditiva/surdez. O segundo, no desenvolvimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
De acordo com o indicado no edital, os estudantes com as inscrições deferidas, dentro do limite de vagas e conforme o critério de classificação, já estão com as matrículas garantidas e deverão, agora, observar o envio do link para a aula inaugural dos cursos, que ocorrerá já no próximo mês de setembro. Segundo a vice-coordenadora dos cursos, Sinara Duarte, a importância de se promover esse tipo de iniciativa está em “permitir que a pauta da inclusão seja fortalecida, cada vez mais, na nossa sociedade, especialmente no ambiente escolar, para que cada estudante se sinta valorizado, capaz e protagonista de sua própria história de aprendizagem”.