Destaque
Projetos inovadores com participação do CREaD marcam ações em 2025
Publicada por Deborah Lima em 30/12/2025 ― Atualizada em 30 de Dezembro de 2025 às 11:58
Ao longo de 2025, o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), desenvolveu diversos projetos inovadores, tendo inclusive voado até o estado do Pará para atuações fora do Ceará. Exemplo disso é a execução do projeto Jovens Empreendedores Digitais, em andamento junto a jovens de 16 a 29 anos, de 53 municípios paraenses, com foco na capacitação em empreendedorismo utilizando ferramentas e plataformas digitais.
O projeto tem a perspectiva de alcançar 14 mil paraenses, ao todo, viabilizando a prática do empreendedorismo por meio do uso de recursos como tablets e smartphones, sendo desenvolvido de modo totalmente gratuito e on-line, havendo previsão de encontros presenciais agendados nos municípios polo dos cursos. A iniciativa é fruto de parceria do CREaD com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cujos cursos têm duração de 40h/aulas com certificação de conclusão aos participantes.
Outro destaque foi o cursinho preparatório SuperEnem, realizado gratuitamente na modalidade a distância e voltado a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas públicas cearenses interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto é desenvolvido com recursos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), tendo registrado quatro mil inscritos nesta edição.
O Educatech IA, projeto em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com fomento da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), foi outro destaque do ano, capacitando professores da rede pública estadual para a utilização de tecnologias de inteligência artificial na prática escolar, de forma ética e responsável, promovendo a inovação em sala de aula. Ao todo, foram ofertadas mil vagas e o número de inscritos superou a quantidade prevista.
Destacou-se também o projeto financiado pela Rede Nacional de Formação de Educação Continuada (Renafor), que ofertou 2.400 vagas em dois cursos gratuitos de formação continuada para professores: “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva” e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”. Os cursos foram voltados justamente à promoção da inclusão de pessoas com deficiência e de pessoas com neurodiversidades.

