Estrangeiros
Mestrado em Educação Inclusiva participa do PEC-PG
Publicada por Deborah Lima em 29/08/2025 ― Atualizada em 29 de Agosto de 2025 às 14:55
Os candidatos estrangeiros interessados em participar da seleção de bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) já podem se habilitar a uma das três vagas disponibilizadas pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). As oportunidades são para cursarem mestrados da instituição nas áreas de educação inclusiva, meio ambiente e tecnologia e gestão ambiental, com recebimento de bolsa mensal no valor de R$ 2.100, durante 24 meses.
O estudante estrangeiro contemplado terá ainda um auxilio – pago em única parcela – no valor de US$ 1.000 para se instalar na cidade de realização do mestrado, cujo benefício somente será concedido após a seleção e a matrícula no IFCE. O programa é coordenado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
As inscrições são gratuitas devendo ser realizadas até as 17 horas, pelo horário de Brasília, do dia 29 de setembro, na página do programa. Entre outros requisitos, os candidatos não podem ter nacionalidade brasileira, nem dupla nacionalidade brasileira, nem direito a nacionalidade brasileira no momento da inscrição; não pode ser portador de autorização de residência permanente para o Brasil; deve residir em país estrangeiro participante do programa; ter currículo Lattes atualizado.
Educação inclusiva
O mestrado profissional em Educação Inclusiva (Profei), do campus de Paracuru do IFCE, em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), é um dos programas de pós-graduação participantes desta edição do PEC-PG. Ele teve aula inaugural realizada no último mês em março, sendo ofertado na modalidade híbrida e simultaneamente com diversas instituições credenciadas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.