Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Conceito

Mestrado em Educação Inclusiva obtém nota 4 na avaliação da Capes

O programa é ofertado em rede com outras instituições, sendo oferecido pelo IFCE desde 2025

Publicada por Deborah Lima em 13/01/2026 Atualizada em 14 de Janeiro de 2026 às 11:46

O mestrado profissional em Educação Inclusiva (Profei), realizado em Rede Nacional, do qual o Instituto Federal do Ceará (IFCE) é uma das instituições ofertantes, acaba de obter nota quatro (em uma escala até sete) na avaliação quadrienal anunciada, ontem (13/01), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No IFCE, o curso é coordenado pelo campus de Paracuru desde 2025, sendo oferecido em parceria com o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD). As aulas da primeira turma do IFCE iniciaram no ano passado. A segunda turma já está formada, com previsão de início das aulas no próximo mês de fevereiro.

A avaliação do conceito do curso é realizada por meio de uma comissão técnica, formada pela Capes, responsável pela análise dos requisitos para a composição da nota. São verificados critérios referentes ao programa, como a aderência e a atualização das áreas de concentração, das linhas de pesquisa, dos projetos em andamento e da estrutura curricular. Quanto à formação, verifica-se a qualidade da produção intelectual de discentes e egressos, bem como a qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do programa. Já em relação ao impacto na sociedade, são analisados itens como a inovação da produção intelectual em função da natureza do programa.

Segundo a coordenadora do curso no IFCE, Sinara Socorro Duarte Rocha, “a nota quatro simboliza, acima de tudo, não apenas o reconhecimento do esforço coletivo, mas a união para fazer um sonho acontecer. Significa que estamos no caminho certo. Somos gratos a cada servidor, professor, aluno e técnico em educação, pois essa nota reconhece a qualidade da formação, das pesquisas desenvolvidas e do impacto do curso na sociedade. Mais do que uma nota, essa conquista nos possibilita sonhar mais alto e trilhar novos desafios. A ideia é, futuramente, seguir para a implantação do doutorado na área”.

O mestrado profissional em Educação Inclusiva é um programa de pós-graduação "stricto sensu" único no Brasil, ofertado simultaneamente por 21 instituições desde o ano de 2020 e reconhecido pela Capes. O curso é realizado de forma on-line, com atividades presenciais agendadas, sob o propósito de oferecer formação continuada para professores da Educação Básica, a fim de tornar o ambiente e o atendimento escolar efetivamente inclusivos, com a adoção de metodologias inovadoras voltadas para pessoas com deficiência, com transtornos do desenvolvimento, além de populações indígenas, quilombolas, do campo, entre outras.

Mestrado em Educação Inclusiva obtém nota 4 na avaliação da Capes
Mestrado em Educação Inclusiva obtém nota 4 na avaliação da Capes