Evento
Interessados já podem submeter trabalhos no Congresso Nordestino de EaD
Publicada por Deborah Lima em 26/08/2025 ― Atualizada em 26 de Agosto de 2025 às 11:41
Já estão abertas as inscrições gratuitas para os interessados em participar do sexto Congresso Nordestino de Educação a Distância (CNEaD 2025), que ocorrerá de 29 a 31 de outubro, de forma remota, com transmissão realizada pelo canal oficial do Instituto Federal de Sergipe (IFS) no YouTube. O evento é promovido anualmente por onze unidades de educação a distância dos Institutos Federais do Nordeste, incluindo o Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Sob o tema central “Novo Marco Regulatório da EAD: oportunidades e desafios para a educação pública no Brasil”, o congresso pretende discutir as diretrizes da EaD no país, bem como os usos e aplicações das ferramentas tecnológicas educacionais na atualidade e as vivências na educação a distância pelos IFs nordestinos como forma de integração e multiplicação de conhecimentos. Podem participar do evento docentes, estudantes, gestores e pesquisadores em educação a distância.
As inscrições para submissão de trabalhos, como autor, no CNEaD 2025 também são gratuitas e estão abertas até o dia 19 de setembro, no site do evento, podendo ser realizadas por meio do link: cnead2025.ifs.edu.br. A programação envolverá oficinas, debates, palestras, mesas-redondas e as apresentações dos artigos completos, dos resumos expandidos e dos relatos de experiências aprovados pela comissão científica do congresso – cujo resultado final será divulgado no dia 24 de outubro.
Eixos temáticos
Os trabalhos submetidos deverão estar em consonância com um dos três eixos temáticos propostos, sendo eles: “Desafios da EaD pública: acessibilidade e inclusão”, envolvendo questões como acesso e permanência na EaD das instituições públicas; “Inteligência artificial e suas implicações éticas”, tratando dos contextos éticos relacionados ao uso crescente da IA na educação; e “Gestão e organização da educação a distância: desafios para a institucionalização da EaD”, sobre práticas e desafios relacionados à gestão, planejamento e organização da EaD em instituições de ensino.
