Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

BALANÇO

Instituto contabiliza inovações em 2025 com oferta de cursos a distância

Publicada por Deborah Lima em 01/08/2025 Atualizada em 1 de Agosto de 2025 às 17:24

Fachada do CREaD localizado na Reitoria do IFCE
Fachada do CREaD localizado na Reitoria do IFCE

O balanço do primeiro semestre deste ano trouxe novidades que marcaram as atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), do Instituto Federal do Ceará (IFCE), especialmente com a oferta e o início da primeira turma de pós-graduação "stricto sensu" a distância da instituição, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei). As aulas do curso são gratuitas e realizadas no formato híbrido – remotas e presenciais –, sendo coordenadas pelo campus de Paracuru. Ao todo, vinte alunos formam a primeira turma do mestrado já em andamento, todos profissionais da rede pública de ensino básico, oriundos de diversas localidades.

Também na área de educação inclusiva, o CREaD garantiu, junto ao Ministério da Educação (MEC), a oferta de 2.400 vagas para dois cursos gratuitos, realizados integralmente a distância, sobre deficiências e neurodiversidades, direcionados a docentes e gestores da rede pública de ensino com atuação na educação básica ou no atendimento educacional especializado – com vagas reservadas para servidores do IFCE vinculados aos núcleos de acessibilidade. São eles: “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva”, gerenciado pelo campus de Paracuru, e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”, gerenciado pelo campus de Maranguape.

Ainda no primeiro semestre, houve a colação de grau de 71 estudantes do curso superior de Licenciatura em Matemática – ofertado pelo CREaD e desenvolvido em parceria com o Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) – em solenidade realizada com a presença do reitor Wally Menezes, no campus de Fortaleza do IFCE. No mesmo período, foi lançado edital de seleção de 180 novas vagas para o curso, distribuídas em cinco polos de apoio presencial existentes nos municípios de Camocim, Itapipoca, Meruoca, Orós e Ubajara. A graduação, que é ofertada a distância, tem previsão de encontros presenciais previamente agendados.

A participação do CREaD em projetos de iniciativa do Governo Federal para levar oportunidades à comunidade em geral também foi um marco das ações realizadas no primeiro semestre, com o desenvolvimento do “Jovens Empreendedores Digitais: inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável na Amazônia”, focado na realização de capacitações para a promoção do empreendedorismo jovem por meio de ferramentas digitais, em 53 municípios do estado do Pará. O engajamento da equipe contou ainda com visitações "in loco" às comunidades paraenses, a fim de identificar a cultura e a identidade locais que servem de base para a produção das aulas.

Para a formatação dos cursos do Jovens Empreendedores Digitais, foram realizadas diversas reuniões, ao longo dos meses, com as equipes do projeto, até chegar à construção dos materiais didáticos, das aulas gravadas, dos recursos digitais a serem escolhidos para melhor adequação ao perfil do público atendido. Isso tudo com o intuito de garantir o engajamento e alcançar o propósito de alavancar o empreendedorismo jovem nos municípios paraenses atendidos. Assim, o CREaD recebeu diversos membros do projeto para encontros de alinhamento e de execução das demandas em torno dessas iniciativas.

Além disso, diversos eventos temáticos de discussões em torno dos paradigmas das novas tecnologias e dos usos de inteligência artificial, bem como das perspectivas da educação a distância e da criação de novos polos de apoio presencial no Ceará, contaram com a participação do CREaD. Foram encontros promovidos em audiências públicas e eventos públicos, como o I Encontro Estadual de Diretores das Escolas Profissionais 2025, realizado pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), e o III Encontro Técnico-Científico de Letramento e Inclusão Digital (Elid 2025), organizado pelo Instituto Anjos Digitais (IAD), entre outros eventos.

As expectativas do CREaD, na missão de fortalecer a educação a distância por meio da oferta de cursos regulares e de capacitações focadas nas demandas da sociedade, são dar continuidade a ações inovadoras que se revertam em benefício à sociedade, melhorando a qualidade de vida de seus cidadãos e promovendo a acessibilidade aos estudos. Nesse sentido, para 2026, está previsto ainda o lançamento da graduação em Tecnologia em Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas, a qual deverá ser realizada a distância, com previsão de encontros presenciais agendados, pelo campus de Maranguape do IFCE, focado também na interiorização da oferta de cursos.