Interiorização
Iguatu e Canindé recebem palestra sobre letramento digital
Evento teve participação do CREaD para ministrar o assunto
Publicada por Deborah Lima em 28/10/2025 ― Atualizada em 28 de Outubro de 2025 às 11:35
Ao longo do mês de outubro, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), participou das edições do Seminário de Letramento Digital, realizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), nos municípios de Iguatu (10/10) e Canindé (17/10). O evento, voltado para a conscientização sobre o uso das novas tecnologias, tem sido realizado em diversos municípios do Estado, com a presença de estudantes cearenses, focando na construção de uma cultura digital cidadã, inclusiva e ética.
O diretor do CREaD, Igor Paim, ministrou palestra, nos dois eventos, sobre o uso consciente e reflexivo das ferramentas digitais, abordando questões como segurança digital, redes sociais e inteligência artificial. “Discutimos o impacto das tecnologias sobre o emprego, a saúde, a segurança, os transportes e diversos outros segmentos. É preciso desenvolvermos competências digitais para utilizar essas ferramentas de modo crítico, criativo, social e ético. Nesse sentido, quanto mais letramento e compreensão crítica sobre o assunto, mais preparados estaremos para o século XXI”, disse.
O Seminário de Letramento Digital está em sua oitava edição, sendo realizado pelo Centec em diversos municípios cearenses, com foco na multiplicação e na interiorização dos conhecimentos sobre o tema. O objetivo é permitir o debate tecnológico à comunidade cearense, ampliando a visão ética, responsável e cidadã dos usos das novas tecnologias. Participaram dos eventos o diretor-presidente do Centec, Cleyton Monte, e diversas autoridades, além de profissionais da educação, de estudantes e de gestores municipais para debater sobre o uso consciente das tecnologias digitais e seus impactos na cidadania.
