IFCE e Centec realizam aula inaugural do projeto Educatech
Publicada em 11/09/2024 ― Atualizada há 2 semanas, 2 dias
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec), realizou, nesta terça-feira (10), no auditório da reitoria do IFCE, a aula inaugural do projeto Educatech, que tem o objetivo de capacitar professores do programa de Ensino Médio Integrado (EMI), realizado nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP), com foco em modelos educacionais tecnológicos e inovadores.
Com mais de 100 escolas de todo o Ceará e 850 professores participantes, o Educatech tem carga horária total de 140 horas, distribuídas em quatro módulos, e acontece de forma totalmente online, proporcionando maior flexibilidade e autonomia.
O programa é voltado para temáticas pedagógicas inovadoras, metodologias ativas, tecnologias educacionais digitais, aplicação da inteligência artificial na educação, design educacional, currículo digital, ética e cidadania digital, bem como o desenvolvimento de projetos educacionais no modelo Project Model Canvas.
Na solenidade de abertura, o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFCE (CREaD), professor Igor Paim, agradeceu a presença dos tutores e cursistas, ressaltando a importância da profissão docente, além de explicar as diretrizes do curso. “Para mim, é uma honra e privilégio estar com vocês, meus pares, professores, que assim como eu, dedicam sua vida a uma tarefa maior que nós mesmos. Eu sempre digo que ser um educador no século XXI é um desafio extremamente complexo e plural. Nunca foi tão difícil ser professor quanto é hoje”, discursou. Paim está à frente do módulo 1 do curso, Práticas Pedagógicas Inovadoras, que vai trazer a prática pedagógica através das metodologias ativas, tecnologias digitais e aplicação da inteligência artificial na educação.
O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, reafirmou o compromisso do projeto com os professores cearenses e ressaltou a relevância do programa para o progresso educacional. “O Centec reafirma seu compromisso com a inovação educacional, preparando nossos professores e estudantes para os desafios do século XXI. O Educatech vai impulsionar a educação profissional do Ceará, ampliando as fronteiras do conhecimento e desenvolvendo projetos pedagógicos que impactarão positivamente a qualidade da educação no Estado”, disse.
A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor do CREaD IFCE e coordenador pedagógico do Educatech, Igor Paim; da Pró-reitora de Ensino do IFCE, Cristiane Borges; da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques, do diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena; do diretor de Extensão e Inovação (Deti), Cleyton Monte; do assessor de Tecnologia da Informação (Deti) e também orientador do EducaTech, Emanuel Mariano; com o Coordenador de Educação Profissional da Secretaria da Educação (Seduc), Rodolfo Sena.
Caio Salgueiro