Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Renafor

Evento inaugural do Renafor destaca a importância da inclusão

Publicada por Deborah Lima em 02/09/2025 Atualizada em 4 de Setembro de 2025 às 08:47

Tiveram início as atividades dos cursos de educação inclusiva oferecidos pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), como parte do programa Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor). A aula inaugural do evento ocorreu na noite desta segunda-feira (01/09), sendo transmitida ao vivo, de forma remota, para alunos de diversos estados do país.

Os cursos “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva”, gerenciado pelo campus de Paracuru, e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”, gerenciado pelo campus de Maranguape, ofereceram 2.400 vagas para professores e gestores da rede pública de ensino, com vínculo temporário ou efetivo na educação básica ou no atendimento educacional especializado.

A abertura do evento contou com a participação do coordenador-geral dos cursos e diretor do CREaD, Igor de Moraes Paim, que destacou:

A missão aqui é muito maior que os missionários. É transformar o mundo por meio da inclusão. Nós não devemos entender deficiência como uma limitação. Na verdade, temos que trabalhar a necessidade educacional específica de cada um, a fim de adequar conteúdos, ambiente e ecossistemas de aprendizagem para todos.

Igor Paim, coordenador-geral dos cursos

Igor ressaltou ainda que o início dos cursos sobre inclusão do Renafor, promovidos pelo IFCE, além de representar um marco para a instituição, deixará um grande legado. Isso porque todos os módulos das capacitações serão transformados em cursos abertos à comunidade, ofertados de maneira contínua e on-line. Ao final, haverá, inclusive, a publicação de oito livros digitais, por meio da editora do IFCE, com os assuntos abordados nos módulos.

Também participou da solenidade a vice-coordenadora Sinara Duarte Rocha, professora do campus de Paracuru, que expressou a satisfação em dar início ao projeto:

Hoje iniciamos uma caminhada muito especial, pois os cursos foram idealizados para serem um convite a um olhar mais sensível por detrás de cada aluno, o qual experimenta, todo dia, um universo de sonhos, desafios e possibilidades. Ser professor é muito mais que ensinar conteúdos; é sinônimo de tocar vidas.

Sinara Duarte, vice-coordenadora dos cursos

A primeira aula reuniu os alunos de ambos os cursos e teve como tema “Ambientação em educação a distância”, ministrada pelas professoras tutoras do projeto Iraci Schimidin e Márcia Regis, também servidoras do CREaD. A atividade teve como objetivo apresentar o ambiente virtual de aprendizagem, inserir os estudantes na temática da educação a distância e apresentar o formato pedagógico a ser adotado na capacitação.