Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa

Estudante de Administração em EaD apresenta trabalho em Bienal de Artes

Evento foi realizado no mês de setembro, no campus de Quixadá do IFCE

Publicada por Deborah Lima em 17/10/2025 Atualizada em 21 de Outubro de 2025 às 08:55

A participação em eventos acadêmicos de estudantes dos cursos ofertados a distância pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), é uma realidade praticada e estimulada pela instituição. Exemplo disso foi a apresentação do trabalho “Observatórios da economia criativa no Brasil e no mundo: uma revisão documental”, durante a 4ª Bienal de Artes do IFCE, pela aluna Jadienne Costa Silva.

Ela cursa o segundo semestre do curso técnico em Administração, na modalidade a distância, no campus de Cedro do IFCE, tendo sido orientada pelo coordenador do curso, professor Rodrigo Abnner, na condução da pesquisa apresentada. A estudante também é aluna do oitavo semestre da graduação em Sistemas de Informação, na modalidade presencial, no mesmo campus. Para ela, a participação no evento simboliza uma conquista em sua trajetória acadêmica.

Soube da chamada de trabalhos para a Bienal de Artes, que seria realizada no campus de Quixadá, por meio do meu professor, que orientou o projeto. Ele sempre incentiva a participação em eventos científicos e culturais do IFCE e disse que o trabalho poderia se encaixar muito bem na proposta temática do evento, por envolver cultura, criatividade e desenvolvimento territorial. Então, submeti o pré-projeto e fui selecionada para a apresentação oral.

Jadienne Costa Silva, aluna do técnico em Administração EaD

Segundo a estudante, a ideia do projeto surgiu de pesquisas que o professor Rodrigo já desenvolve sobre economia criativa e desenvolvimento territorial, vinculadas ao Observatório de Economia, fruto de parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA). Assim, a proposta resultou de articulação coletiva entre professores e pesquisadores para a estruturação de uma rede de observatórios voltados para o fortalecimento da cultura e da economia criativa.

“Foi então que o professor me passou a ideia de desenvolver o projeto com foco na análise documental dos observatórios de economia criativa no Brasil e no mundo, relacionando diretamente com a área da Administração, pois envolve gestão pública, planejamento, inovação e políticas culturais. Eu achei bem interessante e, quando me convidou, não pensei nem duas vezes”, reforça Jadienne sobre a empolgação em compor a pesquisa relacionada à sua área acadêmica.

As aulas contribuem significativamente, pois unem teoria e prática de forma constante. Em disciplinas como Administração e Marketing e Gestão de Projetos, por exemplo, adquirimos conhecimentos que nos ajudam a estruturar artigos e projetos de pesquisa. Os professores são excelentes e costumam incentivar bastante a produção científica e a participação em eventos e programas de iniciação científica e de extensão.

Jadienne ressalta a contribuição do IFCE nessas iniciativas

Como resultado dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, bem como da participação em atividades acadêmicas complementares, Jadienne destaca que pretende dar continuidade ao envolvimento com pesquisas no futuro. “Sempre tive muito interesse pela área da pesquisa, e este projeto que estamos desenvolvendo é uma grande oportunidade de crescimento para mim. Após minha graduação, pretendo seguir para a pós, o mestrado e o doutorado”, diz a aluna.

Aluna de Administração EaD apresenta trabalho em Bienal de Artes
Aluna de Administração EaD apresenta trabalho em Bienal de Artes