NOVOS CURSOS
Encontro com governo do Estado aborda ampliação e melhoria em EaD
Publicada por Deborah Lima em 05/06/2025 ― Atualizada há 3 semanas, 6 dias

Reunidos no Palácio da Abolição, em torno do anúncio da ampliação da oferta de cursos pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), diversos representantes de universidades públicas atuantes no Ceará com ensino de educação a distância discutiram caminhos para a implementação de melhorias na oferta de cursos superiores e de pós-graduação nessa modalidade no Ceará. O encontro foi realizado na última quarta-feira (04/06), com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) sendo representado pelo assessor especial da Reitoria, Ivam Holanda.
Estiveram no evento gestores da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Regional do Cariri (Urca), Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), além de prefeitos dos municípios cearenses contemplados com a criação de 41 novos polos de apoio presencial anunciados pelo governo do Estado, os quais se juntam aos 112 já existentes, passando a um total de 153 polos da UAB no Ceará.
Na oportunidade, o diretor do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFCE, Igor Paim, presente na reunião de trabalho, falou sobre a possibilidade de unificação dos processos seletivos dos cursos da UAB, centralizando o gerenciamento de suas etapas. Ele mencionou ainda a possibilidade de criação de tecnologias de suporte a essas seleções, especialmente com a utilização de mecanismos de inteligência artificial. “Agora, a ideia deve ser estudada por uma equipe direcionada para isso pelo governo estadual, a fim de analisar a viabilidade”, disse Igor.