Educação
Encontro com gestores públicos de Hidrolândia aborda parcerias
Reunião tratou da implementação de capacitações profissionais no município
Publicada por Deborah Lima em 21/10/2025 ― Atualizada em 22 de Outubro de 2025 às 09:52
A repercussão positiva das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem despertado o interesse dos municípios cearenses na busca pela implementação dessas iniciativas junto às comunidades locais. No início de outubro (8/10), o reitor do IFCE, Wally Menezes, a pró-reitora de Extensão, Ana Uchoa, e o diretor do CREaD, Igor Paim, receberam gestores públicos de Hidrolândia para tratar de parcerias voltadas à capacitação profissional na cidade.
Na oportunidade, foram apresentados projetos que já vêm sendo realizados pela instituição, por meio do CREaD, voltados à formação profissional de professores em inteligência artificial e também ao empreendedorismo digital para a juventude, a fim de abordar as possibilidades de implementação dessas iniciativas em Hidrolândia. Participaram do encontro o prefeito do município, Luan Pereira Xavier Gomes, e a secretária de Educação da cidade, Moema Timbó Rodrigues.
Atualmente, o CREaD do IFCE executa o projeto Educatech IA, em parceria com o Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e com fomento da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), levando capacitação a professores da rede pública de educação profissional cearense, objetivando a promoção da inovação em sala de aula. O curso registrou alto índice de procura, superando as mil vagas disponibilizadas para inscrições, o que demonstra o interesse da comunidade pelo assunto.
Entre outros projetos, a unidade também gerencia o Jovens Empreendedores Digitais: Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, fruto de iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A capacitação tem como objetivo promover o desenvolvimento do empreendedorismo em jovens de 16 a 29 anos, por meio do uso de ferramentas digitais, visando à geração de renda e ao fortalecimento da economia solidária em 53 municípios do estado do Pará.
