Cursos Técnicos EaD: a grande oportunidade acessível para você
Publicada em 09/11/2023 ― Atualizada há 3 semanas, 2 dias
As inscrições para os Cursos Técnicos EaD 2024.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) estão se encerrando. Você que deseja obter uma formação prática, de qualidade e de maneira acessível tem até esta sexta-feira (10/11) para concorrer a uma das 425 vagas ofertadas entre os 11 campi do IFCE: Baturité, Caucaia, Cedro, Fortaleza, Guaramiranga, Horizonte, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte e Tianguá.
Totalmente gratuitos e sem taxa de inscrição, os cursos técnicos do IFCE destinam-se a estudantes que já concluíram o ensino médio. As quatro opções disponíveis – Administração, Eventos, Informática para Internet e Secretaria Escolar – serão ofertadas na modalidade semipresencial, com 80% das atividades a distância e 20% em encontros presenciais no polo para o qual o(a) candidato(a) se inscreveu.
Essa é mais uma oportunidade que o IFCE oferece, por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), levando até você formações conectadas com a qualidade e o mercado de trabalho.
Veja as especificações e possibilidades de atuação de cada um dos cursos e escolha o que melhor se encaixa em sua vida profissional.
Administração
Disponível nos campi Caucaia (10 vagas), Cedro (50 vagas), Guaramiranga (40 vagas), Quixadá (40 vagas) e Tabuleiro do Norte (40 vagas), o Curso Técnico em Administração capacita profissionais a planejar, organizar e coordenar estratégias para alcançar as metas e objetivos propostos por uma empresa ou uma organização.
Amanda Conrado, professora no campus de Guaramiranga, explica a importância da formação visando o mercado de trabalho. “O curso técnico em administração possui como principal característica uma grande capilaridade nos vários setores da economia. O estudante que conquista essa formação é habilitado a trabalhar em empresas dos mais diversos ramos, e isso aumenta e muito o potencial de empregabilidade do curso”, disserta. A professora também comenta sobre uma grande característica do perfil do egresso: “Um profissional formado em um curso técnico em administração vai ter uma percepção sobre o que é empresa, estratégia e gerenciamento de pessoas, totalmente diferente de qualquer colaborador que não tenha essa formação”.
Aluna do curso, Karla Maxsandrina está estudando na modalidade a distância pela primeira vez e se mostra satisfeita com a experiência. “Fazer esse curso só está sendo possível por ser EaD, tendo em vista a minha rotina de trabalho em tempo integral e os trabalhos em casa. Outra vantagem é poder assistir às aulas síncronas em qualquer lugar e poder programar o nosso tempo para fazer as atividades”.
Eventos
O Curso Técnico em Eventos dispõe de 40 vagas para o campus de Fortaleza e tem uma proposta de formar profissionais capazes de coordenar, operacionalizar e avaliar eventos, operacionalizar montagem, decoração, serviços técnicos e logísticos, realizar procedimentos de secretaria e apoio administrativo, executar ações de recepção, cerimonial e protocolo e coordenar atividades de pré-evento, evento e pós-evento.
“O curso de eventos desempenha um papel fundamental no mercado de trabalho atual, e sua importância só cresce. Eventos são cruciais para empresas, organizações e instituições de todos os setores, proporcionando oportunidades para networking, marketing e engajamento com o público. Com a evolução das tecnologias e a globalização, a demanda por profissionais qualificados nessa área aumenta significativamente”, explica Ricardo Furtado, professor do curso.
Estudante da primeira turma do curso, Eder de Oliveira relata que se surpreendeu com o formato das aulas remotas. “Tem momentos interativos, aulas pelo Google Meet, exercícios que pedem para você gravar vídeos relatando experiências ou explicando o que entendeu do conteúdo, há os chats com interação da turma, e isso achei muito interessante, quebrou minha visão de que só iríamos assistir a vídeos gravados pelos professores”, conta Eder.
Informática para Internet
Atualmente ofertado nos campi Baturité (40 vagas), Paracuru (35 vagas), Sobral (40 vagas) e Tianguá (40 vagas), o Curso Técnico em Informática para Internet tem como objetivo geral promover a formação técnica, ética, política e ambiental de profissionais na área de desenvolvimento de sistemas para a internet, habilitando-os a planejar, projetar, construir e manter sistemas de software web na forma de serviços em tecnologia da informação.
Professor do curso, Anderson Aragão afirma as boas possibilidades que os formandos têm com o curso. “Há uma ampla gama de opções de atuação na área. Soma-se isso à expansão do home office, modalidade de trabalho em que o profissional trabalha no conforto da sua residência, o curso é uma excelente opção para quem quer entrar rápido em uma área do mercado de trabalho que possui uma alta demanda por profissionais qualificados”, diz o professor.
Jair Costa, estudante no campus de Tianguá, relata que foi beneficiado com o formato de aulas híbridas. “Poder fazer as aulas de casa é um grande benefício por não ter um deslocamento. Para mim, onde o ônibus do IFCE passa é a 4 km da minha residência, e aí para ir e voltar ficaria mais complicado”. Aspirando ao trabalho na área de Informática, Jair também comenta suas motivações ao entrar no curso: “O que me motivou a ingressar foi o fato de que eu já estudava um pouco na área de desenvolvimento de sistemas, na qual esse curso é voltado. Eu também pretendo trabalhar de forma remota, e acho que o curso já dá um pouco dessa experiência”.
Secretaria Escolar
O Curso Técnico EaD de Secretaria Escolar, com 50 vagas no campus de Horizonte, promove conhecimentos, habilidades e valores que habilitem os estudantes a se constituírem como educadores e gestores dos espaços escolares. “O curso permite que os alunos possam se capacitar para o mercado de trabalho com mais flexibilidade, já que muitos já atuam em instituições de ensino e não possuem uma rotina que permita a presencialidade em todos os dias da semana, como acontece em um curso totalmente presencial”, reforça Paula Denise Girão, coordenadora do curso.
Reafirmando uma das vantagens da formação técnica a distância, Márcio Torres, aluno do primeiro semestre de Secretaria Escolar, destaca a troca de experiências que a modalidade semipresencial permite para a sala de aula. “É uma troca de experiências a nível intermunicipal, a EaD possibilita que pessoas de Pacajus, Horizonte, Cascavel e Fortaleza estejam em um curso só. Então, uma determinada experiência pode ser de um jeito em um canto e diferente em outro, e a gente alinha isso e compartilha com todo mundo para que o curso aconteça”, conta o estudante.
Já trabalhando em outra área, Márcio relata que entrou no curso para expandir os horizontes em sua carreira. "Queria investir em novas possibilidades, outros ramos de atuação. Dessa forma, eu teria a qualificação exigida para exercer determinada atividade e poder optar, no futuro, por outra profissão”, explica.
Acesse aqui o edital e demais documentos do processo seletivo.
Caio Salgueiro | Comunicação CREaD