Capacitação
Aula inaugural do Educatech IA teve palestra sobre educação 5.0
Curso é voltado para docentes da rede pública estadual de educação profissional
Publicada por Deborah Lima em 29/09/2025 ― Atualizada em 29 de Setembro de 2025 às 12:10
O início das atividades da segunda edição do projeto Educatech IA ocorreu em evento realizado na última terça-feira (23), no auditório Nilo Peçanha, no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O projeto, sob coordenação pedagógica do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD) do IFCE, é uma iniciativa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e está sendo executado mediante aporte de recursos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).
O objetivo do projeto é capacitar professores da rede pública estadual de educação profissional para a utilização de ferramentas de inteligência artificial. Durante o curso, serão apresentadas mais de 20 ferramentas essenciais de IA, proporcionando aos participantes condições para a produção de conteúdos personalizados com recursos acessíveis. Ao todo, serão dois meses de aulas, com momentos síncronos e assíncronos, totalizando 100 horas/aula. Esta é a segunda edição do curso, ofertado gratuitamente.
A palestra de abertura das atividades teve o tema “Educação 5.0 e inteligência artificial (IA): possibilidades, oportunidades e desafios” e foi ministrada pelo diretor do CREaD, professor Igor de Moraes Paim. O evento foi aberto ao público e contou ainda com a participação do deputado estadual Acrísio Sena e do presidente do Centec, Cleyton Monte, além de outras autoridades e alunos do projeto.
Foram ofertadas mil vagas para esta edição do Educatech IA, e o número de inscritos superou a quantidade prevista. Para Igor, trata-se de um “retrato do quanto os professores estão interessados no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras para aplicar em sala de aula”. Com a capacitação, os professores estarão aptos a desenvolver projetos educacionais inovadores aplicáveis em sala de aula, de forma ética e responsável, promovendo a otimização do trabalho e dos processos educacionais.
