Aluno IFCE de Administração EaD tem trabalho aprovado em congresso internacional
Publicada em 27/06/2024 ― Atualizada há 3 semanas, 2 dias
O estudante José Gleilton de Sousa, do curso técnico em Administração na modalidade a distância do IFCE, teve seu trabalho aprovado no IV Seminario Iberoamericano de Economía de la Cultura (SIEC), que será realizado na Cidade do México-MEX, nos dias 27, 28 e 29 de novembro deste ano. O aluno de 29 anos foi um dos autores do artigo “The influence of a creative city of design from Global South on the management processes of creative businesses”, que aborda a temática das cidades criativas, em especial Fortaleza – eleita Cidade Criativa do Design pela Unesco Creative Cities Network (UCCN) em 2019.
Junto com Rodrigo Abnner e Maria Waldilene, docentes do campus Cedro, e com os doutorandos Felipe Kaiser e Vanessa Pereira, o aluno EaD do IFCE desenvolveu a pesquisa para determinar de que maneira esse status de Fortaleza como “Cidade Criativa de Design da Unesco” influencia os processos de gestão dos negócios criativos associados ao design na cidade.
“Ao receber o convite do prof. dr. Rodrigo Abnner, fiquei muito feliz. Seria um desafio, mas eu já tinha a vontade de fazer uma publicação no curso para mostrar como na EaD é possível realizar trabalhos científicos significativos, mesmo com turmas pequenas”, relata Gleilton, acerca da oportunidade que recebeu com a pesquisa.
O estudante complementa, afirmando as experiências conquistadas com essa possibilidade na sua carreira acadêmica: “A pesquisa exigiu uma análise sobre gestão e empreendimento cultural, o que me permitiu desenvolver um entendimento mais profundo sobre o conceito de cidade criativa e seus pontos positivos no setor de empreendedorismo e gestão. A aprovação no IV Seminario Iberoamericano de Economía de la Cultura foi um reconhecimento importante e um incentivo para continuar me dedicando à pesquisa e ao desenvolvimento acadêmico”.
Um dos autores do projeto, o professor Rodrigo Abnner destaca a importância da aprovação do trabalho: “A aprovação do projeto proporcionou uma imensa alegria entre os envolvidos. Importante compreender que somos agentes transformadores no contexto social e também desempenhamos um papel ativo no que se refere à formação de futuros profissionais, e uma aprovação de uma pesquisa a nível internacional não só valida e reforça a qualidade da investigação, mas também abre um leque de oportunidades”.
O docente também destaca a relevância que este projeto traz para o ensino a distância no IFCE: “A participação ativa do aluno da modalidade EaD em projetos como este é algo significativo, pois amplia seus conhecimentos acadêmicos, principalmente dentro de sua área de atuação, e contribui também para sua formação integral, oportunizando experiências valiosas, além de proporcionar um pensamento crítico, autonomia no pensar e na superação do senso comum, uma vez que encoraja a buscar respostas na ciência”.
José Gleilton de Sousa entrou para a primeira turma EaD do Curso Técnico em Administração do campus Cedro, iniciada em agosto de 2023. O curso chamou a sua atenção devido à relevância que atualmente possui no mercado de trabalho, capacitando os estudantes para montarem a sua própria empresa, justamente um dos objetivos de Gleilton.
Sobre a experiência no curso, o estudante ressalta as vantagens que o modelo de ensino a distância traz para sua formação. “A EaD me proporcionou flexibilidade para gerir meu tempo — desenvolver habilidades de autodisciplina e gerenciamento de tempo. Além disso, a interação com professores e colegas através de plataformas digitais tem sido excelente”, disse o jovem.
Assim como Gleilton, você também tem a possibilidade de construir novos horizontes acadêmicos por meio da educação a distância e do IFCE. Em breve, um novo edital será aberto com vagas para os cursos técnicos EaD em Administração, Informática para Internet, Eventos e Secretaria Escolar, ofertados em 11 campi IFCE.
Caio Salgueiro | Comunicação CREaD