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Coordenadoria

A Coordenadoria de Governança é um órgão de assessoramento do IFCE cujas atribuições são:
I. intermediar, com o Gabinete do Reitor, demandas administrativas e recomendações oriundas de órgãos de controle interno e externo, como a Auditoria Interna – Audin, o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU e Tribunal de Contas da União – TCU;
II. assessorar a reitoria na tomada de decisão técnica relacionada ao controle administrativo interno no âmbito do IFCE;
III. prestar apoio ao reitor em ações gerenciais com a Auditoria Interna, aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal e ao Tribunal de Contas da União;
IV. acompanhar o atendimento das recomendações do órgão de controle interno do Poder Executivo federal encaminhadas ao IFCE, em consonância com a Auditoria Interna;
V. apoiar a reitoria e a Audin no controle e aplicação de normas, legislação vigente e diretrizes gerais traçadas pela administração, conforme a Política de Gestão de Riscos do IFCE, instaurada pela Resolução N° 45, de 22 de maio de 2017, do Conselho Superior – Consup;
VI. assessorar o Comitê de Governança, Riscos e Controle na aderência das ações da instituição às regulamentações, leis, códigos, normas e padrões, com vista à condução das políticas e à prestação de serviços de interesse público;
VII. auxiliar na elaboração do Plano de Gestão de Riscos e do Relatório de Gestão de Riscos;
VIII. desenvolver outras atividades relacionadas com sua área de competência que forem determinadas pelo Comitê de Governança, Riscos e Controle;
IX. propor iniciativas e boas práticas relacionadas ao aprimoramento dos controles internos administrativos, ao gerenciamento de riscos e à transparência;
X. participar, quando convocada, das reuniões do Comitê de Governança, Riscos e Controle;
XI. propor metodologias e ferramentas de gestão de riscos; e
XII. subsidiar o Comitê de Governança, Riscos e Controle fornecendo informações para a tomada de decisão, conforme a Portaria Nº 999, de 22 de novembro de 2018, do Gabinete do Reitor, que instituiu a Coordenadoria de Governança e o Programa de Integridade no âmbito do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia;
XIII. coordenar a elaboração e revisão do Plano de Integridade, com vista à prevenção e à mitigação de vulnerabilidades eventualmente identificadas;
XIV. coordenar a implementação do programa de integridade e exercer o seu monitoramento contínuo, visando a seu aperfeiçoamento na prevenção, detecção e combate a atos lesivos;
XV. atuar na orientação e treinamento dos servidores do órgão ou entidade com relação aos temas atinentes ao programa de integridade;
XVI. promover outras ações relacionadas à gestão da integridade, em conjunto com as demais áreas do IFCE;
XVII. submeter à aprovação do Conselho Superior (órgão ou autoridade máxima) a proposta de Plano de Integridade e revisá-lo periodicamente;
XVIII. levantar a situação das unidades relacionadas ao programa de integridade e, caso necessário, propor ações para sua estruturação ou fortalecimento;
XIX. apoiar a Unidade de Gestão de Riscos no levantamento de riscos para a integridade e proposição de plano de tratamento;
XX. coordenar a disseminação de informações sobre o Programa de Integridade no IFCE;
XXI. planejar e participar de ações de treinamento relacionadas ao Programa de Integridade no IFCE;
XXII. identificar eventuais vulnerabilidades à integridade nos trabalhos desenvolvidos pela organização, propondo, em conjunto com outras unidades, medidas para mitigação; e
XXIII. monitorar o Programa de Integridade do órgão ou entidade e propor ações para seu aperfeiçoamento.


Coordenadora
Vládia de Sousa Ferreira
Telefone: (85) 3401-2298
E-mail: governanca@ifce.edu.br

Publicada em 21 de Outubro de 2025 às 10:09 (há 3 semanas, 3 dias)
Atualizada em 21 de Outubro de 2025 às 10:09 (há 3 semanas, 3 dias)