Inovação no campo
Tecnologia desenvolvida no IFCE busca aumentar a segurança na operação de máquinas agrícolas
Sistema embarcado se assemelha ao airbag e ao cinto de segurança para automóveis; projeto inovador resultou em pedido de registro de patente
Publicada por Andressa Sanches em 29/10/2025 ― Atualizada em 29 de Outubro de 2025 às 11:55
Um sistema de monitoramento criado no Vale do Jaguaribe promete aumentar a segurança no campo e reduzir os riscos de acidentes com tratores e máquinas agrícolas. Batizado de Sistema de Informação de Colisão e Capotamento de Máquinas Agrícolas (Siccap), o equipamento foi desenvolvido pelo professor Alessandro Marques Maia, docente do campus de Tabuleiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE), dentro do doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (PPGA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob orientação do professor Leonardo de Almeida Monteiro, do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA).

O Siccap é um sistema de segurança passivo, semelhante ao airbag e ao cinto de segurança em automóveis. Ele não impede que o acidente aconteça, mas reduz seus efeitos. Ao identificar colisões, impactos fortes ou inclinações críticas que indicam uma situação de risco ou de qualquer outro dano à máquina agrícola, o dispositivo executa automaticamente uma série de procedimentos, tais como: desligamento do motor, acionamento de serviços de emergência, envio da localização exata da máquina e comunicação com uma base de apoio.
Conforme o professor Alessandro Maia, esse recurso é especialmente importante porque, em muitas situações, os operadores trabalham sozinhos em áreas isoladas, impossibilitando o pedido de ajuda. O sistema garante que o alerta chegue rapidamente a uma equipe de resgate, aumentando as chances de salvar vidas.
“No caso de tombamento ou colisão, muitas vezes o operador pode ficar preso às ferragens do trator. Pode haver derramamento também de fluidos, como óleo lubrificante, como diesel ou como material de trabalho naquele trator. O sistema auxilia o operador, além de mitigar os danos à máquina e ao meio ambiente”, esclarece Alessandro.

Para superar a precariedade da conectividade rural, o Siccap foi projetado com protocolos redundantes de comunicação. Ele combina diferentes meios, como rádio, telefonia móvel e internet, para assegurar que a mensagem chegue mesmo em locais com baixa cobertura de rede.
Uma das preocupações durante o desenvolvimento da tecnologia é a de que o sistema pudesse ser embarcado tanto em máquinas novas como antigas. “O Siccap pode ser instalado em qualquer máquina. Esse equipamento monitora constantemente as inclinações. Então, existem ângulos críticos que, dependendo da programação, você altera e determina para aquela máquina”, explica.
Conheça o Siccap
Dispositivo busca aumentar a segurança na operação de máquinas agrícolas

Inovação
O projeto do sistema resultou no pedido de registro de patente (BR 1020250160366) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), marco histórico por ser o primeiro originado no campus de Tabuleiro do Norte. O documento foi protocolado em julho deste ano, tendo como instituições titulares a UFC e o IFCE. O processo aguarda a apreciação do órgão.
O desenvolvimento do Siccap contou com o apoio institucional da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe Apodi (Fapija), em Limoeiro do Norte, onde foram realizados os testes de campo. A Fapija reúne diversos produtores rurais, sendo uma das principais áreas de produção agrícola do estado, destacando-se com a produção de banana, mamão, milho, soja, dentre outras culturas.
Reportagem: Marcelo Andrade - campus Tabuleiro do Norte (agencia@ifce.edu.br)
Gravação e edição de vídeo: Ícaro Dias
Fotos: Ícaro Dias e Marcelo Andrade
Infográfico: Júlio Pio
Fonte: professor Alessandro Maia (alessandro.maia@ifce.edu.br)
- Palavras-chave:
- Agricultura Agência IFCE Inovação Pesquisa Tecnologia