Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Como acessar o Sisae

  • 1. Procedimento de solicitação do auxílio no SISAE
    1.1 Inscrição no Sistema Informatizado de Assistência Estudantil do IFCE - Acessar o SISAE ( www.sisae.ifce.edu.br);

    - No primeiro acesso ao SISAE, o/a estudante deverá fazer seu cadastro no link: É aluno e não tem cadastro;

    - Após se cadastrar, acessar o sistema na página inicial do sistema com o login (matrícula) e senha cadastrada;

    - Após o login, clicar em “Nova Inscrição”, selecionar a oferta desejada e clicar em “Avançar”;
    Preencher a caracterização sociofamiliar;

    - Na caracterização, anexar comprovante de residência atual, comprovante do Bolsa Família (se houver) e comprovante de renda do/a estudante (se exercer atividade remunerada);

    - Ao finalizar o preenchimento da caracterização, clicar no ícone “Salvar”;

    - Na aba “Documentos” em “Escolher arquivo”, selecionar o documento correspondente e clicar em “Enviar arquivo” (repetir o processo para todos os documentos);

    - Obs.: Cada campo da documentação aceita vários arquivos;

    - Verificar se todos os documentos foram enviados e clicar no botão “Avançar” no topo da página;

    - Em seguida, revisar e finalizar a inscrição, declarando que aceita os termos do edital e clicando no botão “Finalizar”;

    - Caso a inscrição tenha sido concluída com sucesso, o/a discente será redirecionado/a para a página de acompanhamento de inscrição, onde constará a oferta solicitada com o status “inscrição efetuada”.
  • 2. Acompanhamento de inscrição
    - Para observar se sua inscrição foi realizada e acompanhar sua solicitação, o/a estudante deverá verificar a aba "Acompanhamento de Inscrições” no SISAE;

    - Caso identifique a falta ou o envio incorreto de documentos, poderá fazer alterações clicando no botão “Ações” da sua inscrição, e em seguida no botão “Documentos”, se ainda estiver dentro do período de
    inscrição;

    - No status da inscrição, o/a discente também poderá verificar se há entrevista agendada e passando o
    cursor em cima do status, poderá visualizar data e hora, caso haja agendamento;

    - A partir da data marcada para o resultado parcial do processo, o/a discente poderá consultar o resultado no status da sua inscrição: “Auxílio concedido” (significa que a solicitação foi aceita), “Auxílio indeferido”
    (solicitação negada) ou “Na lista de espera” (o/ discente atende aos critérios socioeconômicos, mas não se encontra dentro das vagas. O auxílio pode ser concedido no decorrer do semestre, caso surjam novas
    vagas). Ao passar o “cursor” em cima do status da inscrição, aparecerá o texto do/a assistente social, justificando o parecer.
  • 3. Interposição de recurso contra o resultado parcial
    - Caso o/a discente tenha auxílio indeferido ou seja colocado em lista de espera, poderá interpor recurso contra resultado parcial do processo, durante o período previsto no edital;

    - Na aba de “Acompanhamento de inscrição” no SISAE, clicar no botão “Ações” da sua inscrição e em seguida clicar em “Recurso” (esse botão só aparece durante o prazo para recurso);

    - Ao ser direcionado/a para a página de “Editar recurso”, escrever os argumentos que justifiquem a reanálise da sua inscrição e clicar em “Salvar”;

    - Na página de “Documentos”, inserir os documentos que julgar necessários para embasar seu pedido de reconsideração e clicar em “Salvar”;

    - Na aba de “Acompanhamento de inscrição”, aparecerá a mensagem “Recurso foi criado com sucesso” e no status da inscrição a mensagem “Aguardando resultado dos recursos”. Na data prevista em edital o resultado será divulgado.

    - Para mais informações sobre o acesso no SISAE, consultar o Manual do Aluno - SISAE
  • Problemas técnicos no Sisae
    1. Caso o/a estudante não consiga realizar algum procedimento no SISAE por problemas técnicos, como erros ou indisponibilidades do SISAE, deve abrir chamado junto à Diretoria de Tecnologia da Informação – DGTI do IFCE, seguindo o passo a passo descrito abaixo:

    - Entrar no site do IFCE, link do site/Suap;

    - Clicar em Central de Atendimento → Aluno → Tecnologia da Informação → SISAE (Suporte Técnico) → Informar erro ou indisponibilidade no sistema → Descrever em detalhes o problema apresentado e enviar.

Publicada em 17 de Junho de 2025 às 10:49 Atualizada em 17 de Junho de 2025 às 10:56