Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

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Curso: Técnico Subsequente

[Jaguaruana] Técnico Subsequente em Administração

O profissional formado no curso técnico em administração pode se inserir em várias áreas de atuação, dentre as quais, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, 4ª edição, de 2021, figuram a seguintes:

a) Indústrias;

b) Comércios em geral;

c) Prestadores de serviços;

d) Organizações do terceiro setor;

e) Órgãos públicos;

f) Empreendedorismo.

3.7 Perfil esperado do futuro profissional

O técnico de nível médio em Administração deverá apresentar um conjunto de conhecimentos, atitudes e habilidades para desempenhar atividades na área administrativa, tendo uma boa formação científica e tecnológica, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Ao final de sua formação, o profissional técnico em Administração deverá demonstrar competências e habilidades para:

  • Conhecer e utilizar as formas contemporâneas de linguagem, com vistas ao exercício da cidadania e à preparação para o trabalho, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
  • Compreender a sociedade, sua gênese e transformação e os múltiplos fatores que nela intervêm como produtos da ação humana e do seu papel como agente social;
  • Ler, articular e interpretar símbolos e códigos em diferentes linguagens e representações, estabelecendo estratégias de solução e articulando os conhecimentos das várias ciências e outros campos do saber;
  • Refletir sobre os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando teoria e prática nas diversas áreas do saber;
  • Desenvolver atividades de planejamento e supervisão nos setores de atuação;
  • Empreender negócios ligados à comercialização de bens e serviços;
  • Compreender e aplicar diretrizes organizacionais, visando à competitividade no mercado;
  • Operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística e recursos humanos;
  • Planejar e executar projetos de viabilidade econômica;
  • Elaborar planos de negócios na área comercial;
  • Utilizar técnicas de negociação, vendas e atendimento adequadas às atividades comerciais;
  • Utilizar adequadamente recursos tecnológicos aplicados às atividades comerciais;
  • Conhecer e aplicar normas de sustentabilidade socioambiental, respeitando o meio ambiente e entendendo a sociedade como uma construção humana dotada de tempo, espaço e história;
  • Ter atitude ética no trabalho e no convívio social, compreender os processos de socialização humana em âmbito coletivo e perceber-se como agente social que intervém na realidade;
  • Ter iniciativa, criatividade, autonomia, responsabilidade, saber trabalhar em equipe, exercer liderança e ter capacidade empreendedora;
  • Posicionar-se crítica e eticamente frente às inovações tecnológicas, avaliando seu impacto no desenvolvimento e na construção da sociedade.

Requisito:
Ensino médio completo
Formas de ingresso:
Processo seletivo, transferido ou diplomado, aluno especial, mediante solicitação; transferência ex-officio.
Nº de vagas:
40 vagas anuais
Turno de funcionamento:
Tarde
Carga horária das disciplinas:
920 horas
Prática Profissional:
80 horas

Corpo docente

Administração e Empreendedorismo

Prof. Arthur William Pereira da Silva Currículo Lattes

Prof. Diego Sampaio Vasconcelos Ramalho Lima Currículo Lattes

Contabilidade

Profa. Sarah Mesquita Lima Currículo Lattes

Informática aplicada

Prof. Marlos Antonio dos Santos Lima Currículo Lattes

Matemática Aplicada

Prof. Glauber Dantas Morais Currículo Lattes

Língua Inglesa

Prof. Lígia de Oliveira Barbosa Lima Currículo Lattes

Língua Portuguesa

Prof. Midiã da Silva Borges Gomes Currículo Lattes

Coordenador

Prof. Arthur William Pereira da Silva Currículo Lattes

Endereço: Av. Dr. Antônio da Rocha Freitas, 1566. Centro. CEP: 62.823-000 Jaguaruana-CE

Como chegar

E-mail: arthur.silva@ifce.edu.br

Telefone: (85) 99142-2975, (85) 3418-1868.

Documentos do curso

Portaria de criação

Matriz Curricular

Fluxograma

Regulamento da Organização Didática