Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Educação pública, gratuita e de qualidade em todas as regiões do estado

Projeto do IF Tianguá em parceria com a Ematerce estuda cultivo de macaxeira

Objetivo é pesquisar variedades do alimento que estejam ligadas à Região da Ibiapaba

Publicada em 08/03/2023 Atualizada há 3 meses, 2 semanas

Foi instalado no decorrer da semana um trabalho de pesquisa no IFCE Tianguá em parceria com a Ematerce Ceará, escritório Tianguá, com o intuito de estudar o comportamento da macaxeira na presença e na ausência de irrigação em diferentes doses de adubo fosfatado.

"O objetivo da pesquisa é gerar uma tecnologia para essa importante cultura na Serra da Ibiapaba", apontou o coordenador do projeto Tony Andreson. O projeto é intitulado "Dose de fósforo: diferentes manejos de irrigação da macaxeira" e foi instalado em uma área experimental no campus junto com os alunos do Curso Técnico de Agricultura.

Para a Ematerce, o projeto é importante para que seja desenvolvida uma pesquisa de variedades do alimento que estejam ligadas à Região da Ibiapaba e que possam subsidiar informações aos produtores locais. Na pesquisa, serão coletados dados técnicos da região, sendo realizada com as variedades locais da macaxeira, aponta o técnico auxiliar de desenvolvimento agropecuário da Ematerce, Elesbão Leonardo de Morais Neto.

Mandioca, o alimento do século

A mandioca, conhecida popularmente como macaxeira no Ceará, foi eleita pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como o alimento do século XXI. O título é justo quando consideramos que a mandioca dispõe de um arranjo de amido e fibras que garante sensação de saciedade prolongada, o que reduz os ataques de gula ao longo do dia. Um dos maiores sucessos derivados da raiz é, sem dúvida, a tapioca, que aparece às mesas das pessoas rotineiramente em diversas refeições.