Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Ensino

IFCE Tianguá realiza encontro pedagógico do semestre 2025.2

Evento visou discutir temas importantes para as atividades acadêmicas

Publicada por Ricardo Silva em 20/08/2025 Atualizada em 20 de Agosto de 2025 às 16:38

Servidores docentes e técnico-administrativos do IFCE Campus Tianguá se reuniram nesta quarta-feira (20/8), no auditório da unidade acadêmica, para a realização de encontro pedagógico voltado a dialogar sobre as atividades por desenvolver no segundo semestre de 2025, a fim de propiciar serviços cada vez mais eficazes aos estudantes e à sociedade em geral. O semestre 2025.2 terá início no dia 21/8, conforme prevê o calendário acadêmico.

A primeira parte do evento, ocorrida no turno da manhã, foi iniciada pelo chefe do Departamento de Ensino, professor Felipe Barboza, que destacou, entre outros aspectos, a importância do momento para a progressiva qualidade educacional, a qual já é reconhecida tanto pela comunidade interna quanto pela externa.

Na sequência, a pedagoga Katiana de Paula, integrante da Coordenadoria Técnico-Pedagógica, tratou das palestras que serão promovidas aos jovens participantes do Programa Partiu IF (20/8) e aos alunos dos cursos do campus (25 e 26/8), a partir de articulação do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugeds) com a Procuradoria Especial da Mulher (PEM), por ocasião do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. Além disso, ela abordou aspectos relacionados ao Partiu IF, ressaltando o sucesso obtido até agora.

Em seguida, o psicólogo Benedito Rodrigues, coordenador do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), falou sobre procedimentos de implementação e execução do Plano Educacional Individualizado de Acessibilidade Curricular (PEI-AC), destinado a melhor acolher e orientar a inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas na sala de aula regular, com o intuito de alcançar equidade no processo ensino-aprendizagem por meio de adaptações razoáveis às diferentes particularidades encontradas no público-alvo.

Já no turno da tarde, as discussões se concentraram no âmbito das coordenações de curso, durante as quais foram levadas estratégias, desafios e projeções referentes às atividades pedagógicas a serem desenvolvidas, além de experiências que possam auxiliar sua condução.

Palavras-chave:
Encontro Pedagógico 2025.2