Evento
IFCE Tianguá promoverá X Encontro dos Neabis
Evento acontece no período de 4 a 6 de dezembro
Publicada por Caroline Reis em 28/08/2025 ― Atualizada em 28 de Agosto de 2025 às 16:59
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio da Pró-reitoria de Extensão e dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, promoverá o X Encontro dos NEABIs do IFCE, que será realizado entre os dias 04 e 06 de dezembro de 2025, no campus de Tianguá.
Com o tema Oralidades, saberes e reexistências afro-brasileiras e indígenas: 10 anos de confluências e desafios para os NEABIs no Ceará, o evento busca reunir integrantes dos núcleos de todos os campi do Instituto Federal do Ceará, além de promover diálogos entre os/as/es participantes e pessoas das comunidades indígenas, tradicionais, negras, quilombolas e periféricas, em atenção às singularidades dos muitos territórios do estado e à região Norte cearense. Nesta região está localizada a Serra da Ibiapaba, berço do grande povo indígena Tabajara, do qual se originaram diferentes etnias, dentre elas a Tapuya Kariri. O Encontro é uma oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos, práticas e experiências acadêmicas e exitosas.
Conscientes da emergência global em que estamos imersos, os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs), a partir das diferentes localidades em que atuam nos 34 campi do IFCE, buscam agir e mobilizar-se em defesa da equidade social e racial – e de novas relações entre o ser humano e a natureza, o mundo e a vida, em que tenha lugar uma educação para as relações étnico-raciais que fortaleça as pluralidades e particularidades em favor da consciência antirracista e de uma outra mentalidade possível.
Este encontro busca ainda reafirmar saberes, oralidades e letramentos de reexistência, valorizando artistas e ativistas locais, dentre os quais sobressaem os slams e slammers cearenses, capoeiristas, dramistas, mestres e mestras da cultura popular – cujas vozes e práticas dialogam com as confluências que congregam e convocam a reorientar perspectivas, trajetos, desafios e ações.
