Projeto
Estudantes aprendem programação por meio de jogos
Projeto estimula aprendizado computacional por meio de jogos
Publicada por Caroline Reis em 07/05/2025 ― Atualizada há 1 mês, 1 semana
O olhar concentrado dos estudantes nas partidas de xadrez não nega: todos eles estão focados em fazer com primazia a próxima jogada. A atividade que aconteceu ontem (6) no campus de Tianguá foi guiada por monitores e faz parte do projeto “Utilização de Jogos como Ferramenta para Potencializar o Pensamento Computacional”. Vale destacar que a iniciativa é coordenada pela docente Raquel Silveira.
Nela, por meio de jogos como o xadrez, os estudantes têm a oportunidade de praticar habilidades de forma prática e dinâmica, incentivando a resolução de problemas, o raciocínio lógico e a capacidade de tomar decisões estratégicas.

O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, ao mesmo tempo em que torna o ensino da programação mais motivador e eficaz. Dessa forma, o projeto busca proporcionar, sobretudo aos alunos do Curso Técnico em Informática, conhecimentos tais como decomposição de problemas, reconhecimento de padrões, abstração e formulação de algoritmos.
Ao incentivar a tomada de decisões estratégicas e a experimentação no contexto dos jogos, espera-se também que os alunos desenvolvam uma maior autonomia em seu processo de aprendizado e sejam mais capazes de estruturar algoritmos, se sentindo mais confiantes diante de problemas complexos.
Para direcionar as atividades, os instrutores, que também são alunos do campus, acompanharão o progresso, oferecendo suporte sempre que necessário, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e colaborativo.
A estudante Aline da Silva Passos apontou que se interessou pela aula de xadrez, tendo em vista que ela mexe com esse raciocínio computacional e matemático, ajudando a desenvolver a habilidade lógica. Já Isabela Freitas foi uma das instrutoras e enfatiza que, além do xadrez, o projeto ainda contará com outros jogos no futuro.