Prêmio
Estudante e docentes do campus Tianguá são agraciadas no Prêmio Anas
Solenidade aconteceu ontem (17) em Fortaleza
Publicada por Caroline Reis em 18/09/2025 ― Atualizada em 18 de Setembro de 2025 às 14:02
Uma estudante e duas professoras do campus de Tianguá do IFCE foram contempladas na edição 2025 do Prêmio Anas - Mulher & Ciência, premiação institucional que busca destacar a participação feminina no desenvolvimento de pesquisas científicas. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 17 de setembro, no auditório do IFCE campus Fortaleza.
A estudante Thalita Rodrigues Reis da Silva foi uma das vencedoras, sendo o 2º lugar na categoria de Ciências Exatas. Já as professoras Francisca Raquel de Vasconcelos Silveira e Cynthia Pinheiro Santiago receberam menção honrosa.
A professora Raquel aponta que o Prêmio Anas do IFCE assume grande relevância para a comunidade acadêmica, pois se configura como um instrumento de valorização e reconhecimento das práticas de pesquisa, inovação e produção científica desenvolvidas na instituição por mulheres, sejam servidoras ou estudantes.
"Ao dar visibilidade ao protagonismo feminino na ciência e na tecnologia, o prêmio evidencia projetos e iniciativas que geram impacto positivo dentro e fora do campus, estimulando mulheres a desenvolverem soluções criativas, inovadoras e socialmente transformadoras", explica a docente.

O prêmio
O Prêmio Anas - Mulher e Ciência foi criado em 2023 pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação com o objetivo de valorizar e dar visibilidade às mulheres pesquisadoras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Possui duas categorias - servidora e estudante - e incentiva a participação de mulheres e meninas negras, transexuais e transgênero, além de mães.
No segmento servidora, podem concorrer docentes e técnicas administrativas, cujos trabalhos de pesquisa gerem impactos e contribuam para outras pesquisas no IFCE, formem recursos humanos, tenham impacto social e contribuição da produção acadêmica na área do conhecimento de cada área da ciência.
No segmento das estudantes, a premiação busca incentivar as alunas do ensino técnico, de graduação e de pós-graduação, cujas pesquisas demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também são consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.