IFCE de Tauá promove I Jornada de Humanidades
De 18 a 20 de junho, evento debate gênero e questões raciais
Publicada em 05/06/2018 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

O IFCE de Tauá promove, de 18 a 20 de junho, a I Jornada de Humanidades do campus. Com o tema "Gênero e questões raciais: um debate das humanidades", o evento tem o intuito de discutir a construção do conhecimento e o ensino das Ciências Humanas. De acordo com a professora de Sociologia Tatiane Barros, "é uma forma de dar visibilidade à área e proporcionar o debate para uma diminuição dos preconceitos e estigmas sociais na região".
A programação da Jornada será composta por oficinas pela manhã, mesas-redondas e palestras durante a tarde e atividades culturais à noite. A abertura, no dia 18, terá a exibição do filme "Chega de fiu-fiu" (2018), de Amanda Kamanchek e Fernanda Frazão, que retrata o assédio sofrido por mulheres nas ruas do Brasil. Após a sessão, a psicóloga e professora da Universidade Estadual do Ceará, Juliana Sampaio, mediará o debate sobre as questões apresentadas na obra.
No segundo dia do evento, as discussões serão acerca do tema Raça, com mesas-redondas sobre a identidade e resistência dos povos indígenas no Ceará e sobre o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE, com representantes dos campi de Jaguaribe, Crateús, Boa Viagem e Tauá. A programação do dia termina com um tributo a Chico Buarque realizado pela cantora Marina Morais (IFCE Canindé) e o violonista Renato Mendes (IFCE Tauá).
O último dia da Jornada traz, para debater o tema Gênero, a palestra "Violência contra a mulher", com Silvana Chagas Holanda, do ESPLAR – Centro de Pesquisa e Assessoria. Serão apresentados também os trabalhos resultantes do projeto integrador "Mulheres nos Inhamuns: narrativas e silêncios", desenvolvido por alunas e alunos do curso de Redes de Computadores do IFCE de Tauá. No encerramento, haverá um sarau aberto à comunidade no qual poderão ser expressas as mais diversas linguagens artísticas, como poesia, música, teatro, dança e circo.
As inscrições para o evento e para as oficinas podem ser feitas por meio de formulário on-line ou pessoalmente, antes do início das atividades. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
VejaAQUIa programação completa.
Por: Larissa Lima (Tauá)