Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Tabuleiro do Norte

Palestra debate saúde mental dos estudantes

Evento aberto à comunidade acontece nesta quarta-feira (20), às 15h20

Publicada por Marcelo Costa em 18/08/2025 Atualizada em 18 de Agosto de 2025 às 17:01

Psicóloga Gabriela Machado Silva participa de videoconferência com tema voltado à saúde mental dos estudantes (Foto: Divulgação)
Psicóloga Gabriela Machado Silva participa de videoconferência com tema voltado à saúde mental dos estudantes (Foto: Divulgação)

O campus Tabuleiro do Norte realiza, nesta quarta-feira, 20 de agosto, às 15h20, a palestra “Ser estudante e ser humano: Entre pressões, afetos e resistências”. A atividade tem como convidada a psicóloga Gabriela Machado Silva. O evento será transmitido por videoconferência no auditório da unidade e é aberto à comunidade.

O encontro tem como objetivo discutir os desafios enfrentados por estudantes no ensino superior, como depressão, crises de ansiedade e dificuldades de adaptação à vida acadêmica. Segundo a professora Talita Ferreira, organizadora e mediadora da atividade, a iniciativa busca oferecer um espaço de acolhimento e reflexão.

“O que motivou a escolha do tema foi a necessidade de olhar para a saúde mental dos estudantes de graduação. Eu sou professora do curso de Letras e acompanhei o sofrimento mental de alguns alunos, que estavam passando por episódios de depressão, de crises de ansiedade. A entrada deles no ensino superior faz com que eles lidem com uma realidade diferente do acolhimento que geralmente é oferecido na escola básica”, explicou.

Conforme a professora Talita, há a preocupação de despertar nos estudantes formas de fortalecer o cuidado de si, bem como o desenvolvimento de redes de apoio, para se obter êxito na jornada universitária. “Muitas vezes os estudantes se desconectam dos seus objetivos acadêmicos, e acabam evadindo”, lamentou a docente.

Ela também ressaltou que a expectativa é que a palestra dialogue com a realidade dos estudantes. "Muitos deles vêm de uma vulnerabilidade social e acabam não conseguindo trabalhar, porque o curso é diurno. Isso acontece em muitos cursos de ensino superior. Os alunos de baixa renda acabam ingressando na universidade, mas a permanência deles muitas vezes é afetada pela necessidade de se manter e de precisar trabalhar, e às vezes não dá para conciliar, então isso também causa muito sofrimento mental", complementa.

O evento é gratuito. Podem participar estudantes do campus Tabuleiro do Norte e comunidade externa. Não é necessária a realização de inscrição prévia. Evento sujeito à lotação do auditório.

Saiba mais:

Palestra:
“Ser estudante e ser humano: entre pressões, afetos e resistências”
Data e horário:
20 de agosto, às 15h20
Local:
Auditório do campus Tabuleiro do Norte
Mediação:
Prof.a Talita Ferreira