NOVIDADE
Sisu 2026 passa a aceitar notas das três últimas edições do Enem
MEC explica que o objetivo da mudança é tornar o processo seletivo mais justo e flexível
Publicada por Rebeca Cavalcante em 19/01/2026 ― Atualizada em 19 de Janeiro de 2026 às 11:02
Uma das principais novidades do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 é a possibilidade de utilização das notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, poderão ser consideradas as pontuações obtidas nos exames de 2023, 2024 e 2025, ampliando as chances de participação dos candidatos no processo seletivo para ingresso no ensino superior público.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a seleção dos candidatos será feita com base na melhor média ponderada entre as edições do Enem válidas, conforme a opção de curso escolhida pelo estudante. O próprio sistema do Sisu fará automaticamente essa seleção, sem necessidade de escolha manual por parte do candidato.

Para que a nota seja considerada, é necessário que o participante tenha obtido pontuação superior a zero na redação e não tenha participado do exame na condição de treineiro, ou seja, como estudante que ainda não concluiu o ensino médio e realizou o Enem apenas para fins de autoavaliação.
O cálculo da média ponderada levará em conta os pesos definidos por cada curso e instituição, além da aplicação das ações afirmativas, como as políticas de reserva de vagas previstas na legislação vigente.
Segundo o MEC, a mudança tem como objetivo tornar o processo seletivo mais justo e flexível, permitindo que o candidato utilize seu melhor desempenho recente no Enem para concorrer às vagas, sem a obrigatoriedade de refazer o exame todos os anos.
IFCE Quixadá
As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (19) e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pelo sistema do Sisu. No Instituto Federal do Ceará, o Sisu 2026 oferta vagas em diversos campi, entre eles o campus de Quixadá, que disponibiliza 220 vagas, em cursos de licenciatura e engenharias.