CAPACITAÇÃO INTERNACIONAL
Professor do IFCE Quixadá é aprovado para formação nos EUA com bolsa da CAPES
Curso de inglês avançado será realizado durante seis semanas na Universidade do Texas (EUA)
Publicada por Rebeca Cavalcante em 27/06/2025 ― Atualizada há 6 dias, 20 horas
O professor Nicolai Dianim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Quixadá, foi aprovado no Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI), da CAPES.
A conquista garantiu ao docente uma vaga no grupo de nível avançado do curso de formação intensiva em língua inglesa, que será realizado na Universidade do Texas, em Austin (EUA), entre os dias 30 de junho e 7 de agosto.

O treinamento, com carga horária total de aproximadamente 180 horas, reúne docentes de todo o país e contempla aulas presenciais diárias sobre língua, cultura e estratégias pedagógicas. Com 20 anos de experiência como professor de inglês, Nicolai celebra a oportunidade como um marco em sua trajetória profissional.
“Fiquei bastante satisfeito com meu desempenho no exame TOEFL. Esta será uma oportunidade ímpar de praticar a língua num contexto completamente anglófono e trocar experiências com colegas da área. Embora atue há muitos anos com o ensino do idioma, é a primeira vez que visitarei um país que tem o inglês como língua oficial”, destaca o professor, que obteve 663 pontos de 677 possíveis no exame de proficiência, critério de seleção.
O curso que Nicolai irá participar também contempla tópicos de ensino de inglês como língua estrangeira, uso de tecnologias aplicadas à educação e imersão na cultura estadunidense. Para Nicolai, a vivência no exterior trará benefícios diretos ao IFCE
“Acredito que os conhecimentos socializados durante esse período trarão impactos positivos tanto no planejamento das aulas quanto na prática pedagógica em sala quando retornar ao campus de Quixadá”, afirma.
Além disso, a bolsa prevê o compartilhamento dos aprendizados com a comunidade escolar de origem, o que será feito por meio da criação de objetos educacionais e cursos de curta duração a serem definidos com os mentores da universidade anfitriã.