MULHERES NA ENGENHARIA
Mesa-redonda no IFCE de Quixadá debate o mercado da construção civil a partir da perspectiva feminina
Evento reuniu estudantes, docentes e profissionais da área para troca de experiências e projeção de futuro
Publicada por Rebeca Cavalcante em 26/06/2025 ― Atualizada em 26 de Junho de 2025 às 13:32
Nesta quarta-feira (25), o campus de Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou a mesa-redonda “O mercado da Construção Civil sob um olhar feminino”, como parte das ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia - celebrado no último dia 23.

O evento reuniu estudantes, docentes e profissionais da área em um momento de troca de experiências e valorização das trajetórias femininas no setor. Promovido pelo projeto de extensão Engenharia Enxuta, o encontro trouxe à discussão os desafios enfrentados por mulheres na construção civil, além de destacar avanços e oportunidades para quem atua nesse mercado.
A mesa contou com a presença da ex-aluna Clicya Barbosa, engenheira de produção civil (formada pelo IFCE de Quixadá) e arquiteta e urbanista, e das professoras de Engenharia Civil do campus, Mariana Leite e Vanessa Angelim, que compartilharam vivências pessoais e profissionais, fortalecendo o debate sobre equidade de gênero na área tecnológica.
A atividade também teve como objetivo estimular a reflexão entre os estudantes sobre a importância da diversidade nas engenharias e incentivar o protagonismo feminino nos espaços acadêmicos e profissionais.
Para uma das organizadoras da ação, a professora Ingrid Alves, o momento foi idealizado para ser "uma ação de representatividade, de inspirar as estudantes do campus a enxergarem a construção civil não só como uma carreira possível, mas que pode resultar em crescimento pessoal, profissional e reconhecimento".
Os participantes puderam ouvir as experiências das convidadas, compreender os desafios ainda existentes e as expectativas para o futuro, tanto sobre a presença da mulher no setor, em cargos de liderança e na área técnica, mas também sobre o futuro da construção civil a partir das perspectivas delas. "A mesa-redonda foi um sucesso, um momento muito rico de debate, onde tivemos a participação de alunas e alunos dos cursos técnicos e graduação além de professores", avaliou a professora.