ARTE E CULTURA
Bienal de Artes do IFCE tem início nesta quinta (25) em Quixadá
Evento reúne mais de 250 pessoas entre servidores e estudantes
Publicada por Rebeca Cavalcante em 24/09/2025 ― Atualizada em 24 de Setembro de 2025 às 12:52
A partir desta quinta-feira (25) até o dia 27 de setembro, o campus de Quixadá recebe a 4ª Bienal de Artes do IFCE – Paulo Abel do Nascimento. O evento reúne mais de 250 pessoas entre servidores e estudantes que integram a organização do evento, os grupos artísticos, e pesquisadores, que apresentarão as investigações desenvolvidas no campo da arte e da cultura.

Com o tema “Arte como Encontro de Saberes”, a programação é gratuita e aberta à comunidade. Serão 15 apresentações artísticas, seis exposições, 12 oficinas e 68 mostras de trabalhos científicos nas modalidades comunicação oral e banner. A diversidade de linguagens contemplará teatro, música, dança, artes visuais e fotografia, ocupando diferentes espaços do campus.
Leia mais: Bienal de Artes do IFCE 2025 será realizada de 25 a 27 de setembro
No primeiro dia da bienal, a mesa de abertura reunirá debates sobre a produção acadêmica em Artes, seus desafios e perspectivas, além de contemplar a apresentação e o lançamento de livros. À noite, a programação cultural começa com a abertura institucional, seguida por apresentações artísticas. Entre os destaques está o espetáculo Ritmos de Liberdade, do Grupo Miraira, do campus Fortaleza, que promete envolver o público com música, dança e expressões de identidade cultural.
Para o coordenador de Arte e Cultura do IFCE, professor Aterlane Martins, o evento reafirma o compromisso institucional com a democratização da arte: trazer a Bienal para o Sertão Central é reafirmar que a arte e a cultura são parte indissociável da educação pública. A diversidade de linguagens e a presença de estudantes, servidores e da comunidade tornam este um espaço de trocas potentes, que fortalece a formação acadêmica, cidadã e humana. A interiorização desse evento mostra que a produção artística do IFCE não está restrita às capitais, mas pulsa em todos os territórios onde a instituição está presente.
As inscrições para a Bienal seguem abertas e podem ser feitas neste link. O encontro é coordenado pela Rede IFCE de Cultura e Artes (RICA) e pela Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (CAC/Proext).
Confira a programação do primeiro dia de evento:
1º DIA – QUINTA (25.09)
- 8h às 15h – Ações administrativas e logísticas: credenciamento e alojamento das delegações.
- 14h às 17h30 – Mesa de abertura (Auditório): A produção acadêmica em Artes: conexões, desafios e perspectivas; apresentação e lançamento de livros.
- 19h – Abertura institucional (Espaço de Convivência/Auditório).
- 19h20 – Areal, Coral do IFCE – Campus Fortaleza.
- 19h50 – Ritmos de Liberdade, Grupo Miraira – Campus Fortaleza.
- 21h10 – Sons Transversais, Grupo de Flautas Transversais – Campus Fortaleza.
- 21h40 – Entre Sambas e Choros, Grupo Musical – Campus Crateús.