Edital oferece vagas em cinco cursos técnicos gratuitos
Inscrições ficam abertas até o dia 17/06 para cursos de Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Química e Segurança do Trabalho
Publicada em 09/06/2021 ― Atualizada há 3 meses

Estão abertas até o dia 17 de junho as inscrições para cursos técnicos do campus do Pecém. As opções são: Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Química e Segurança do Trabalho.
Cada curso oferece 35 vagas, sendo metade reservada para alunos que estudaram em escola pública. Podem concorrer candidatos que já concluíram o Ensino Médio ou que estejam concluindo este nível de ensino no primeiro semestre de 2021.
As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 17 de junho. A seleção será realizada por meio da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio dos candidatos.
A inscrição deve ser feita em duas etapas:
1) Leitura do edital, dos anexos, escolha do curso e inscrição por meio do site qselecao.ifce.edu.br;
2) Envio da documentação pedida (documento oficial de identidade e Histórico Escolar) por meio do site esolis.ifce.edu.br (até o dia 18/06).
Veja abaixo o passo a passo completo para realizar a inscrição.
Os candidatos que ainda estiverem concluindo o Ensino Médio poderão enviar, por meio do site Esolis, uma declaração assinada e carimbada da escola, desde que contenha todas as informações presentes no Histórico, atualizadas até o momento da assinatura.
Os candidatos que tiverem dúvidas em relação à documentação podem entrar em contato por e-mail com a Coordenação Técnico Pedagógica do campus do Pecém: ctp.pecem@ifce.edu.br
O resultado final será divulgado no dia 16 de julho. A partir desta data os candidatos aprovados deverão enviar seus documentos (também pelo site Esolis) para a pré-matrícula. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as etapas da seleção. As aulas no campus do Pecém terão início no dia 22/09/2021.
PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO
Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar os sistemas Q-seleção (http://qselecao.ifce.edu.br) e eSolis (https://esolis.ifce.edu.br/) e efetuar a inscrição conforme os procedimentos estabelecidos abaixo:
a) preencher todos os itens do formulário eletrônico no sistema Q-seleção e transmitir os dados via internet (endereço eletrônico: http://qselecao.ifce.edu.br);
i. Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas deverão preencher, obrigatoriamente, o campo "Etnia" do formulário de inscrição, informando uma das três formas de autodeclaração (preto, pardo ou indígena).
ii. O candidato que não realizar o procedimento descrito no subitem 7.5, alínea "a", "i" terá sua inscrição indeferida.
iii. O candidato autodeclarado preto ou pardo deverá ter a veracidade de sua autodeclaração confirmada por meio de procedimento de heteroidentificação, conforme subitem 5.5.1.
b) salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição (Resumo de Inscrição) e guardar a identificação do candidato (usuário/login e senha), que será a única forma de acesso para acompanhar o processo seletivo;
c) realizar o procedimento de envio, via sistema eSolis, da seguinte documentação (frente e verso e de modo legível) necessária para o deferimento de inscrição (endereço eletrônico: https://esolis.ifce.edu.br/), sendo necessário observar o tamanho dos arquivos enviados (no máximo 5MB por arquivo, não ultrapassando 10MB no total) e as extensões aceitas pelo sistema eSolis (pdf, jpg, jpeg,gif, png):
i. documento oficial de identificação (conforme os subitens 7.7.1 e 7.7.2);
ii. histórico escolar COMPLETO do ensino médio ou documentos equivalentes (curso técnico de nível médio; magistério; certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de jovens e adultos – ENCCEJA ou de exames de
certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino).
7.5.1. Os candidatos que, no ato da inscrição, ainda não tenham recebido o histórico escolar, poderão apresentar, excepcionalmente, declaração da escola contendo todas as informações que são prestadas no referido documento.
7.5.1.1. Os candidatos que, no ato da inscrição, ainda estejam cursando a última série do ensino médio, poderão apresentar, excepcionalmente, declaração (devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da instituição de ensino à qual esteja vinculado ou com possibilidade de verificação de autenticidade), nela devendo constar todas as notas obtidas até o momento da inscrição.
7.5.1.2. A apresentação das declarações citadas no subitem 7.5.1 no ato da inscrição não invalida a previsão legal do item 2 do edital de que, no ato da pré-matrícula, o candidato deverá apresentar os respectivos documentos de comprovação de conclusão do ensino médio.
7.5.1.3. As informações e os documentos fornecidos são de inteira responsabilidade do candidato. A falsidade destes sujeitará o declarante às sanções previstas em lei.
7.5.2. Os candidatos aos cursos subsequentes optantes por reserva de vagas deverão apresentar também o histórico do ensino fundamental para a efetivação da pré-matrícula.
7.6. NÃO será cobrada taxa de inscrição para participação no processo seletivo.
7.7. Para a inscrição, é obrigatório que os candidatos possuam:
a) documento oficial de identificação com foto e assinatura. Caso o candidato não possua documento oficial de identificação válido, serão aceitas, no ato da inscrição e excepcionalmente, a Certidão de Nascimento e/ou de Casamento e b) cadastro de pessoa física (CPF) próprio.
7.7.1. Serão considerados documentos oficiais de identidade:
a) carteiras expedidas pelo Ministério da Defesa, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares;
b) carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (Ordens, Conselhos etc);
c) passaporte brasileiro;
d) carteiras funcionais do Ministério Público e da magistratura;
e) carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade;
f) carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto e assinatura);
g) carteira de trabalho (somente modelos com foto e assinatura).
7.7.2. Não serão aceitos como documentos de identidade:
a) certificado de reservista;
b) carteira de trabalho sem foto e assinatura;
c) boletim de ocorrência policial;
d) certidão de nascimento ou casamento;
e) título eleitoral;
f) modelos sem foto e sem assinatura da carteira nacional de habilitação;
g) carteira de estudante;
h) carteira funcional sem valor de identidade;
i) documento ilegível, não identificável, danificado, e documentos onde se lê “não alfabetizado”, “não assina” ou “infantil”.
7.8. No momento da inscrição, os candidatos deverão optar apenas por um curso. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por número de CPF, será considerado somente o último.
7.9. Uma vez realizada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração pelo candidato.