Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Pesquisa

Trabalho de discentes de Maracanaú conquista prêmio de melhor artigo no SBESC 2025

O Symposium on Computing Systems Engineering é um dos principais eventos científicos da área de sistemas computacionais no Brasil.

Publicada por Saulo Silva em 02/12/2025 Atualizada em 2 de Dezembro de 2025 às 12:46

José Ronaldo Ferreira e Nayra Sousa, do curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), orientados pelo professor Otávio Alcântara de Lima Júnior (centro). Foto: Guilherme Braga.
José Ronaldo Ferreira e Nayra Sousa, do curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), orientados pelo professor Otávio Alcântara de Lima Júnior (centro). Foto: Guilherme Braga.

O prêmio de melhor artigo em  um dos principais eventos científicos da área de sistemas computacionais no Brasil é de dois discentes do campus de Maracanaú: José Ronaldo Ferreira e Nayra Sousa, do curso de Ciência da Computação, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), orientados pelo professor Otávio Alcântara de Lima Júnior, que é doutor em microeletrônica, pela Universidade francesa Jean Monnet.

O docente destaca que o prêmio representa um alto nível de maturidade científica alcançada pelos estudantes ainda na graduação. O artigo vencedor “MLBFA: A Machine Learning-Guided Framework for Efficient Bit-Flip Attacks on Deep Neural Networks” tem como principal diferencial a proposta de um framework guiado por aprendizado de máquina para tornar mais eficientes os ataques por inversão de bits (bit-flip) em redes neurais profundas, conforme explica Otávio Alcântara, orientador da pesquisa. O docente também enfatiza a utilização de técnicas de Inteligência Artificial.

“Diferentemente de abordagens aleatórias ou exaustivas, a pesquisa utiliza técnicas de IA para identificar de forma mais precisa os bits e pesos mais sensíveis do modelo, tornando o ataque mais eficiente e, ao mesmo tempo, fornecendo informações valiosas sobre as vulnerabilidades e a confiabilidade desses sistemas. Esse tipo de análise é fundamental para projetar modelos mais robustos e seguros, especialmente em aplicações críticas”.

Otávio Alcântara

Dentro do contexto da formação de pesquisadores, as políticas de bolsas e auxílios tem um papel fundamental. O discente José Ronaldo Ferreira é um dos autores do artigo, no último semestre do curso de bacharelado em Ciência da Computação ele teve no apoio do auxílio Formação uma ponte importante para seu desenvolvimento na pesquisa.

“Às vezes, um aluno que tem esse ímpeto de fazer pesquisa acaba obtendo esse tipo de acesso graças aos auxílios; eu acho isso extremamente importante”, pontua o estudante".

José Ronaldo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) também abriu as portas da pesquisa para Nayra Sousa, que assina o artigo em dupla com José Ronaldo.

“Eu tive acesso a essa linha de pesquisa e a toda a área de pesquisa graças à bolsa Pibic, em que tive acesso maior ao professor Otávio, as ideias que ele tinha sobre as pesquisas, sobre o que pesquisar e acredito que isso é uma porta muito grande, muito boa para entrar para o mestrado, até para conhecer mais a área científica e ter mais contatos”

Nayra Sousa

O professor Otávio Alcântara destaca que a participação em pesquisas científicas desenvolve no estudante habilidades que vão além da sala de aula - a exemplo do pensamento crítico, da escrita científica, de resolução de problemas complexos e do trabalho em equipe. O docente ainda lembra que o contato com problemas reais e tecnologias de ponta amplia a empregabilidade e  estimula a continuidade na carreira acadêmica.

Saulo Rêgo - Comunicação Social/ IFCE Maracanaú