Pós-Graduação
Mestrado em Energias Renováveis do IFCE sobe para conceito 4 na avaliação da Capes
Conceito traz mais reconhecimento acadêmico, fortalecimento institucional e melhores condições para captação de bolsas e parcerias
Publicada por Saulo Silva em 16/01/2026 ― Atualizada em 16 de Janeiro de 2026 às 12:45
O mestrado em Energias Renováveis do IFCE, que é sediado no campus de Maracanaú, recebeu conceito 4 subindo na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A professora Érika Rocha, coordenadora do programa, destaca os pontos positivos obtidos na avaliação.
“Entre os principais destaques estão o amadurecimento da produção científica, com aumento da qualidade e da relevância das publicações, o fortalecimento das linhas de pesquisa, a regularidade nas defesas de dissertação e a qualificação do corpo docente, que tem atuado de forma integrada em projetos de pesquisa, extensão e inovação”.
A nota 4 traz um maior reconhecimento acadêmico, o que resulta em um fortalecimento institucional com mais peso para captação de recursos, bolsas e parcerias. O novo conceito ainda amplia a visibilidade do programa no cenário nacional, aumenta sua atratividade para novos discentes e docentes e reforça sua credibilidade junto a agências de fomento e ao setor produtivo.
Na análise dos novos desafios para o PPGER, a professora Érika Rocha cita a ampliação das ações de internacionalização, o fortalecimento das parcerias com o setor produtivo e instituições de pesquisa, além da intensificação de projetos voltados à inovação e sustentabilidade.
Atualmente, o programa conta com 30 discentes em atividade. Já foram mais de 100 dissertações defendidas, números que evidenciam a consolidação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis do IFCE.
Saulo Rêgo - Jornalista IFCE Maracanaú
- Palavras-chave:
- capes ifce ifcemaracanau ppger