Pesquisa
Laboratório de Maracanaú ampliará estrutura para pesquisa em hidrogênio de baixo carbono
Proposta de pesquisador captou mais de quatro milhões de reais para compra de equipamentos que serão instalados no Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais (LTPA)
Publicada por Saulo Silva em 08/12/2025 ― Atualizada em 8 de Dezembro de 2025 às 12:27
Mais pesquisa e Inovação no campus de Maracanaú. Proposta liderada pelo professor Bruno César Barroso Salgado sobre infraestrutura para pesquisa avançada em produção de hidrogênio de baixo carbono foi contemplada com mais de quatro milhões de reais (R$4,167.908,62) pela Fundação de Inovação e Pesquisa (Finep) no edital Proinfa - Desenvolvimento Regional Norte, Nordeste e Centro Oeste. O Recurso será utilizado na compra de equipamentos para o Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais (LTPA). Bruno César Barroso Salgado, que liderou a proposta junto a Finep, dá mais detalhes.
“O projeto tem como objetivo o avanço em pesquisa na temática do hidrogênio de baixo carbono, através da melhoria estrutural com a aquisição de equipamentos de grande porte, permitindo investigar com maior detalhamento as etapas de síntese, caracterização e aplicação de novos materiais catalíticos para produção de hidrogênio, empregando diferentes fontes de biomassa como substrato”, explica o docente
Os equipamentos previstos contemplam aplicação no campo analítico (cromatógrafos e analisadores de gases) e caracterização de materiais (raios-x, reflectância difusa, infravermelho, tamanho de partícula). O projeto está previsto para ser executado ao longo de 36 meses e envolverá uma equipe composta por 10 professores doutores do IFCE.
O professor Bruno César enfatiza que o caráter estrutural do projeto irá possibilitar ao LTPA (laboratório beneficiado) figurar como laboratório de ponta em cenário nacional no que diz respeito aos estudos fotocatalíticos de produção de hidrogênio. A nova estrutura terá um impacto positivo também no mestrado em Energias Renováveis, programa de pós-graduação sediado no campus de Maracanaú, que terá um aumento de relevância. Dentro deste contexto, o IFCE de Maracanaú se consolidada como um ator importante na pesquisa em energias renováveis, com destaque para o hidrogênio verde.
Saulo Rêgo - Jornalista IFCE Maracanaú