Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Estudante de Maracanaú participa de Jornada Espacial promovida pela OBA

Emmanuel Gustavo Dantas, do terceiro ano do curso técnico integrado em Mecânica, foi convidado devido a medalha de ouro conquistada por ele na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Publicada em 07/12/2023 Atualizada em 30 de Janeiro de 2025 às 11:22

A medalha de ouro conquistada na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está rendendo oportunidades para o Emmanuel Gustavo Dantas, do terceiro ano do curso técnico integrado em Mecânica. O discente foi convidado para participar da Jornada Espacial promovida pela OBA, realizada na cidade de São José dos Campos, no estado de São Paulo.

A Jornada Espacial promovida pela OBA acontece anualmente e possui uma série de atividades que incluem palestras, visitas a laboratórios e oficinas. O estudante participou de atividade voltada para o desenvolvimento e lançamento de foguetes com propulsão a ar. Também houve tempo para visita ao Museu Interativo de Ciências (MIC), ao Laboratório de Integração e Testes - LIT (no INPE), ao Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Emmanuel Gustavo  também teve a oportunidade de acompanhar palestras sobre o Programa Espacial Brasileiro, o Sistema de Posicionamento Global,  Veículos Orbitais e Lançadores de Satélites, dentre outros temas abordados. Ele foi acompanhado na viagem pelo professor Luís José Silveira, chefe do departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus de Maracanaú. A dupla ainda teve a chance de visitar o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos. O professor Luís José comentou sobre a ocasião e destaca a importância institucional da visita.

“Um ambiente de desenvolvimento e inovação tecnológica que reúne a academia e o setor produtivo com o objetivo de criar novas tecnologias e promover o empreendedorismo e inovação. Foi uma oportunidade de conhecer e fortalecer os vínculos que já haviam sido criados quando da visita da diretora do campus, professora Rossana Barros, ao Parque Tecnológico”.

Comunicação Social/Maracanaú