Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Infraestrutura Científica

Mestrado em Tecnologia de Alimentos recebe nariz eletrônico para fortalecer pesquisas na área

Equipamento é instalado nos laboratórios do PGTA e promete ampliar a precisão das análises sensoriais em pesquisas com alimentos

Publicada por Francisco Aquino em 05/08/2025 Atualizada em 17 de Outubro de 2025 às 17:14

Limoeiro do Norte - Equipe Mestrado Alimentos recebe treinamento para uso do nariz eletrônico
Limoeiro do Norte - Equipe Mestrado Alimentos recebe treinamento para uso do nariz eletrônico

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (PGTA) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Limoeiro do Norte, deu mais um importante passo no fortalecimento de sua infraestrutura científica. A equipe do programa recebeu recentemente um nariz eletrônico, equipamento de alta tecnologia capaz de simular a capacidade do olfato humano na detecção e identificação de odores.

A aquisição do aparelho é fruto de um projeto aprovado junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT – Infraestrutura de Pesquisa – PROINFRA 2023 - Expansão. Com a aprovação, o PGTA será contemplado com cerca de R$ 4,4 milhões em recursos para a aquisição de equipamentos destinados aos Laboratórios de Análises Instrumentais de Alimentos e de Bioquímica de Alimentos.

Além da montagem do equipamento, os pesquisadores do programa passaram por treinamento técnico para utilização adequada do nariz eletrônico, que já está em operação nos laboratórios. A instalação e o treinamento foram realizados pela Extralab Brasil, empresa responsável pela comercialização e importação do aparelho.

Aplicações na pesquisa de alimentos

O nariz eletrônico é um dispositivo dotado de sensores químicos que detectam compostos voláteis presentes em amostras, fornecendo um perfil de odor objetivo e reproduzível. O equipamento é integrado à sistema de cromatografia gasosa (GC), permitindo uma análise ainda mais precisa da composição volátil de alimentos, sendo especialmente útil em estudos de qualidade, conservação e desenvolvimento de novos produtos.

Um dos exemplos práticos de aplicação do novo equipamento será a análise de alimentos fermentados regionais, como queijos artesanais e bebidas tradicionais, com o objetivo de caracterizar seus perfis aromáticos e garantir padrões de qualidade sensorial ao consumidor.

Avanço para o PGTA

Limoeiro do Norte - Mestrado Alimentos recebe equipamento nariz eletrônico
Limoeiro do Norte - Mestrado Alimentos recebe equipamento nariz eletrônico

De acordo com a coordenadora do programa, professora Renata Chastinet, a chegada do novo equipamento representa um salto na capacidade de análise do mestrado, ampliando as possibilidades de investigação científica.

O nariz eletrônico nos permite acessar uma dimensão sensorial das análises que antes era mais limitada. É um avanço importante para as pesquisas desenvolvidas no PGTA, especialmente aquelas que buscam compreender a complexidade dos alimentos e valorizar produtos da nossa biodiversidade regional

destaca a professora Renata Chastinet, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos

Com o investimento e a modernização dos laboratórios, o PGTA consolida-se como um centro de referência na área de ciência e tecnologia de alimentos no Nordeste, promovendo a formação de recursos humanos qualificados e a produção de conhecimento alinhado às demandas da sociedade.

Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte

Palavras-chave:
Limoeiro do Norte Mestrado em Alimentos Mestrado em Tecnologia de Alimentos PGTA

Notícias relacionadas