Limoeiro acolhe novos alunos do semestre 2021.1
Novos estudantes devem conferir as ferramentas disponíveis para o Ensino Remoto
Publicada em 21/05/2021 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana

O IFCE - campus de Limoeiro do Norte vai iniciar as atividades letivas do semestre 2021.1. A acolhida dos novos estudantes irá ocorrer na próxima terça-feira (25/05/2021), por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube (youtube.com/ifceln). Serão recepcionados os alunos de dez cursos superiores e técnicos subsequentes, nos horários de cada curso, conforme a imagem abaixo:
Além da acolhida, os novos discentes deverão participar do Fórum Institucional, para conhecer os principais setores ligados ao ensino. O Fórum Institucional será realizado nos dias 26 e 27 de maio, nos horários correspondente para cada curso, por meio de transmissão ao vivo no canal do YouTube (youtube.com/ifceln). Confira a programação abaixo:
Próximas etapas
Os alunos ingressantes no semestre 2021.1, tanto dos cursos superiores quanto dos cursos técnicos subsequentes, precisam ficar atentos nas próximas etapas para garantia da vaga:
- confirmação de matrícula - de forma virtual, por meio de formulário eletrônico (link http://bit.ly/matriculaLIM2021), durante os cinco primeiros dias letivos; e
- comprovação de veracidade de documentação - de forma presencial, quando as atividades voltarem a acontecer no campus, momento em que todos os candidatos deverão apresentar a documentação enviada on-line e os candidatos que optaram por reserva de vaga destinada a pretos e pardos passarão pelo processo de aferição por heteroidentificação.
Terá a matrícula cancelada o aluno que deixar de confirmá-la no prazo estipulado ou não comprovar a veracidade dos documentos inseridos no momento de sua pré-matrícula ou ainda o aluno que não for aprovado pela comissão de heteroidentificação.
Ensino Remoto
Considerando a situação da pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, o semestre 2021.1 deverá ocorrer totalmente por meio do ensino remoto, até que se tenham novas orientações. Desse modo, o aluno ingressante que confirmar a matrícula on-line estará ciente da modalidade de oferta das disciplinas (aulas virtuais, no Google Classroom e no Google Meet) e da possibilidade de aprovação ou reprovação, ao final do semestre, conforme avaliações e frequência.
Criando o E-mail Institucional Discente
Para tanto, o Instituto Federal do Ceará disponibiliza o e-mail institucional discente para todos os alunos. Esse e-mail institucional é a forma como o estudante irá acessar todas as ferramentas utilizadas durante o Ensino Remoto (E-mail, Google Classroom, Google Meet, Formulários Eletrônicos).
A criação do e-mail institucional deverá ser realizada pelo próprio aluno, ou responsável, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública - SUAP (https://suap.ifce.edu.br). Confira a listas de matrículas:
- Lista de Matrículas dos Alunos Ingressantes nos Cursos Superiores;
- Lista de Matrículas dos Alunos Ingressantes nos Cursos Técnicos Subsequentes.
Os passos para criação do e-mail estão disponíveis aqui. O vídeo abaixo também mostra os passos do processo.
Depois de terem escolhido o e-mail institucional, os alunos devem ficar atentos ao procedimento de troca ou recuperação de senha. Confira o tutorial abaixo:
Nos casos pontuais em que o aluno não conseguir criar o e-mail o mesmo deverá procurar o Setor de Tecnologia da Informação, por meio do e-mail ti.limoeiro@ifce.edu.br.
Confira o passo a passo para criação do e-mail acadêmico:
01) Acesse o site suap.ifce.edu.br e faça login com seu número de matrícula e a senha if.seu número de CPF
02) Clique em "Escolha seu e-mail acadêmico", escolha uma das opções da lista e clique em enviar. ATENÇÃO: você não poderá alterar o e-mail depois.
03) Seu e-mail será criado com uma senha aleatória e estará disponível em no mínimo quatro horas. ATENÇÃO: não se esqueça de anotar o e-mail escolhido.
04) Confira também se o seu e-mail pessoal cadastrado no sistema está correto. Clique no seu nome (no menu lateral) e depois clique em "editar > e-mail", no canto superior direito da tela. Caso o campo esteja em branco ou o e-mail esteja incorreto, faça a alteração informando seu e-mail pessoal e, em seguida, clique em salvar.
05) Aguarde no mínimo quatro horas para que o e-mail seja criado na plataforma Google. Depois, para alterar a senha aleatória que foi criada, entre novamente no site suap.ifce.edu.br e clique em "Deseja alterar sua senha?". A senha do Suap será a mesma do e-mail acadêmico, do portal de periódicos da Capes, do ambiente BVU e de outros sistemas do IFCE.
06) Pronto! Para acessar o seu e-mail, entre em gmail.com
Peticionamento Eletrônico Discente no SEI
Outra plataforma on-line que podem ser utilizada pelos discente é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI!), utilizado pelos servidores da instituição para tramitação de processos administrativos. Agora, os estudantes do IFCE podem realizar requerimentos acadêmicos de forma remota, sem necessidade de protocolos presenciais no campus de interesse. A implementação se deu mediante a liberação de um módulo específico para os discentes, no SEI!.
Por meio do SEI!, os estudantes do IFCE podem solicitar certificados, trancamento de disciplinas, 2ª chamada e diversos outros serviços diretamente no sistema.
Nós temos um Manual de Peticionamento Eletrônico pelos Alunos do IFCE, disponível no link http://bit.ly/alunoSEI.
Temos ainda um tutorial mostrando os 5 passos para os estudantes do IFCE abrirem processos no SEI! Confira no vídeo abaixo:
Ferramentas do Ensino Remoto
Aulas no ambiente virtual
Pronto! Depois de criado o e-mail institucional vocês poderão acessar as plataformas utilizadas no Ensino Remoto. Mas antes, confira algumas dicas e orientações sobre como estudar, aprender e se portar em um ambiente de ensino virtual.
Acessando o e-mail institucional discente
Todos os estudantes regularmente matriculados no IFCE agora possuem e-mail institucional com o domínio @aluno.ifce.edu.br, que os permitirá acompanhar aulas on-line pelo Google Meet, compartilhar arquivos e entrar em contato com os professores para tirar dúvidas. Depois de criar o e-mail institucional conforme indicado acima, é necessário agora que o estudante realize o primeiro acesso.
Confira o tutorial de acesso ao e-mail pelo celular
Confira o tutorial de acesso ao e-mail pelo computador
Google Classroom pelo e-mail institucional discente
Tutorial de acesso ao Google Classroom pelo celular
Tutorial de acesso ao Google Classroom pelo computador
Google Meet pelo e-mail institucional discente
Tutorial de acesso ao Google Meet pelo celular
Tutorial de acesso ao Google Meet pelo computador
Diogenilson Aquino - campus de Limoeiro do Norte