Reutilização
Projeto do IFCE usa manta térmica de caixa de leite em ponto de ônibus
O projeto Cuca fresca propõe reduzir a temperatura local com materiais simples
Publicada por Sheyla Lacerda em 18/11/2025 ― Atualizada em 18 de Novembro de 2025 às 09:58

O professor do IFCE- campus Juazeiro, Basílio Silva Neto, envolve pesquisa e extensão no projeto “Cuca fresca”, que recentemente instalou uma manta térmica feita de caixas de leite para reduzir a temperatura no ponto de ônibus em frente à instituição.
Ele explica que o projeto é uma provocação no sentido que os alunos possam repensar a realidade, através de questões e materiais simples. “A gente pode sacudir o mundo. O mais importante não é um chip de computador, não é ter muito dinheiro, não é refrigerar, mas evitar que aquele local aqueça”, destaca.
A ideia do projeto surgiu há mais de 9 anos e agora recomeçou com força total, os alunos fazem o processamento das caixas de leite, que precisam ser higienizadas, cortadas e costuradas, para que possam ser transformadas em mantas térmicas e instaladas.
O recomeço veio à tona pensando nas ondas de calor e nas questões da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que está sendo realizada no Brasil. O docente convidou os alunos a pensar em soluções com materiais simples e verificar a eficiência dessas estratégias. “Um dia no ponto de ônibus percebi com meus alunos de climatologia que havia desconforto térmico extremo com risco de cãibras e desmaios, pois a temperatura era de quase 55 graus”, relata.
Basílio conta que após a instalação da manta térmica, a redução da temperatura foi de até 7 graus, outra manta foi instalada em um espaço interno do campus e a equipe do projeto está fazendo vários testes, usando equipamentos como termômetro infravermelho e câmera térmica. Além disso, o banco da parada de ônibus, que é feito de um material que absorve muito calor, foi coberto com uma pedra de calcário laminado, a fim de melhorar a temperatura. Dessa forma, Basílio convida os alunos para a ação: “Se fosse mudar alguma coisa, seria como?”